NOVIDADE
Nova lei muda a vida dos trabalhadores, que precisam saber agora se devem contribuir com exigência
14/06/2023 às 11h01
Muitos trabalhadores devem atender a uma nova lei, aprovada pelo Governo Federal, e que deve fazer parte de um programa de igualdade racial
Uma nova lei implementada pelo Governo Federal deve organizar e disciplinar procedimentos no mercado de trabalho em relação à raça de cada cidadão. Agora, é obrigatório incluir campos que identifiquem o segmento étnico e racial dos trabalhadores em documentos trabalhistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Estadão, a promulgação da Lei nº 14.553 [1], de 20 de abril de 2023 entrou em vigor. Será necessário que todos os registros administrativos tenha campos que identifiquem direcionados ao segmento étnico e racial dos trabalhadores através da autoclassificação em grupos já estabelecidos. Essa medida vale tanto à Administração Pública quanto aos empregadores privados.
Essa exigência faz parte de um grande pacote de regras que o empregador e as administrações públicas devem seguir. Ter essa informação nos documentos e registros devem complementar formulários de admissão e demissão, registros de acidentes de trabalho, além de outros outros dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fazem parte do banco de informações também instrumentos do Sistema Nacional de Emprego, a Relação Anual de Informações Sociais, documentos para inscrição de segurados e dependentes no Regime Geral de Previdência Social e questionários de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
LEI PARADA POR MUITOS ANOS
De acordo com o portal da Câmara, é importante que exista essa nova lei para que a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial ganhe respaldo. A iniciativa é do deputado Vicentinho (PT-SP), que apresentou o projeto em 2010, mas passou anos sem resposta, graças a uma verdadeira confusão que aconteceu durante debate daquele ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL PROGRAMA A LEI DEVE ATENDER?
Essa nova lei do Governo Federal ainda exige que IBGE realize uma pesquisa a cada cinco anos para determinar a proporção de ocupação dos diferentes grupos étnicos e raciais no setor público, pois esses dados serão úteis para a implementação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● PiX de R$ 704 hoje (23): Caixa Tem libera pagamento salvador à lista do Bolsa Família
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]