Vitória!

Nova Lei oficializada atinge salários de milhares e chega como GRANDE VITÓRIA para todas as funcionárias

Nova Lei atinge salário de funcionárias (Reprodução/Montagem TV Foco)

Nova Lei atinge salário de funcionárias (Reprodução/Montagem TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei oficializada chega como vitória para as mulheres

Desde o começo desse mês de julho, no dia 4, uma nova lei foi oficializada que atinge salários de milhares de funcionárias e chega como uma grande vitória às mulheres trabalhadoras brasileiras.

Trata-se da Lei n° 1085, que garante a igualdade salarial entre mulheres e homens. A partir da publicação da lei no Diário Oficial da União, as empresas brasileiras serão obrigadas a pagar o mesmo salário para homens e mulheres que desempenhar as mesmas funções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei foi proposta pela Presidência da República e que tramitou em regime de urgência no Congresso. Segundo a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Danielle Corrêa, a legislação detalha as medidas que devem ser tomadas afim de promover a igualdade.

“Sabemos que a equiparação já está prevista na Constituição Federal e em instrumentos de lei internacionais do trabalho. Mas a novidade é que essa lei exige uma série de obrigações das empresas“, explica Danielle.

Além disso, a nova lei também reforçará a fiscalização contra a discriminação salarial e remuneratória entre homens e mulheres, e serão criados canais específicos de denuncia sobre o ato criminal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para a ministra do Tribunal Superior do Trabalho Liana Chaib, quando um homem e uma mulher ocupam o mesmo cargo, não há como justificar, perante  a sociedade, o privilégio desmerecido ou a diminuição infundada. “Se eles exercem as mesmas funções, no mesmo local e com o mesmo grau de perfeição técnica e, no entanto, um deles é mais bem remunerado, estamos diante de um desvirtuamento inexplicável”, destaca.

Desse modo, a nova legislação que estabelece novas bases legais para que os trabalhadores e trabalhadoras garantam o seu devido direito à igualdade de salário e de remuneração, afim de estimular a entrada, permanência e evolução das mulheres no mercado de trabalho em condições iguais às dos homens.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são as medidas para aqueles que descumprirem a lei?

As empresas deverão seguir uma série de de condutas obrigatórias, como ser mais transparentes sobre o quanto pagam a seus funcionários e a aplicação de multa para aquelas que descumprirem as regras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Igualdade salarial (Reprodução/Internet)

Combate a discriminação salarial (Reprodução/Internet)

Mulheres trabalhando (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Sair da versão mobile