Nova ordem para quem anda de ônibus crava 3 alertas urgentes aos passageiros
Os passageiros agora vão precisar ficar mais atentos com uma nova lei sobre os ônibus que crava três alertas urgentes.
Isso porque muita coisa pode acontecer e passar despercebidos em viagens de ônibus, ainda mais quando viajamos sozinhos sem conhecer ninguém.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do G1, Lei 7.224/24 que prevê a criação de um protocolo de segurança para vítimas de importunação sexual dentro do transporte público foi sancionada nesta semana em Campo Grande.
O texto que estabelece o que deve ser feito pelos funcionários em casos como este, além de citar os direitos das vítimas foram divulgadas pelo Diário Oficial nesta segunda-feira (15).
Segundo a lei, o protocolo de segurança serve para estimular os envolvidos a agirem em situações de violência contra a mulher, por razões de gênero e coibir o abuso sexual nos transportes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também foi proposta a criação de campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de denunciar as práticas de violência.
De acordo com a lei, as seguintes medidas devem ser tomadas:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran ciente: Lei de trânsito em vigor chega com proibição e alerta de FIM da CNH para motoristas 60+ em 2025
● Multa de R$5.800 e suspensão da CNH: Lei de trânsito atinge motorista com proibição em 2025
● Fim de licença e férias reduzidas: Paes assina nova lei no RJ com 2 bombas à lista de trabalhadores
- Os funcionários do transporte público devem acionar imediatamente a polícia ao presenciar situações de importunação sexual, abuso ou violência contra a mulher.
- O Conselho Tutelar deve ser acionado caso a prática de abuso envolva crianças e adolescentes.
- As empresas que têm acesso ao sistema de transporte público deve disponibilizar a pedido das vítimas, as imagens gravadas através das câmeras de segurança instaladas no interior dos veículos.
O QUE É LEI?
Numa acepção amplíssima, lei é toda a regra jurídica, escrita ou não; aqui ela abrange os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado, representadas, por exemplo, pela Constituição federal, medida provisória, decreto, lei ordinária, lei complementar, etc.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Elas são as “regras do jogo” e existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Ao obedecer às leis, contribuímos para um mundo mais justo para todos. O MPF tem a função de proteger as leis federais.