Alerta: Nova lei das placas de carros e motos traz punição grave
Uma nova lei de placas de carros e motos já está em vigor, desde abril deste ano de 2023, e traz uma grave punição para quem descumpri-la, com o motorista podendo até parar na prisão.
Todos os condutores de veículos devem estar atentos as novas regras de trânsito, que estão em constante mudança, e não é por acaso que o Brasil é considerado um fábrica de multas, já que milhares são aplicadas todos os dias, por diversos motivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 26 de abril de 2023, de acordo com a Lei 14.562, se tornou proibido fazer qualquer tipo de mudanças no chassi e nas placas dos carros e das motos, passando a ser considerado crime.
Por tanto, quem adulterar, remarcar ou modificar os números e letras da identificação cairá no Artigo 311 do Código Penal, podendo levar à pena de três até seis anos de prisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, De acordo com o ‘Estadão’, andar com o automóvel sem placa também é uma infração gravíssima, mas essa não leva à prisão, porém rende para o motorista uma multa de quase 300 reais, além de tomar 7 pontos na carteira.
Durante uma entrevista dada ao site ‘Portal do Trânsito’, o advogado Giovanni Rodrigues comentou sobre quais são os principais objetivos dessas mudanças estabelecidas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa lei buscará punir aqueles condutores que removem a Placa de Identificação do Veículo para, na grande maioria das vezes, cometerem alguma conduta ilícita diante da lei, pois se não há irregularidades, não existe motivo para querer esconder a identificação do veículo”, contou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto tempo leva para expirar os pontos da CNH?
Os pontos levam 12 meses para expirarem, por tanto caso esteja no limite de estourar a pontuação, deve ficar cauteloso até a primeira multa registrada completar 1 ano.