O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

Fim após 4 anos: Nova lei das placas aprovada atinge em cheio 74 milhões de motoristas de carros e motos

30/06/2024 às 7h40

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Nova lei pode trazer grandes mudanças para as placas de identificação dos veículos em todo o país (Foto Reprodução/ Montagem/Lennita/Lee/TV Foco/Canva/Internet)

Nova lei das placas aprovada atinge em cheio milhões de motoristas em todo o Brasil e você precisa entender o que está acontecendo

No dia 16 de maio de 2024, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, um projeto de lei que irá atingir em cheio todos os veículos que circulam no país.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Estima que essa lei deverá afetar cerca de 74 milhões de motoristas de motos e de carros no país.

Estamos falando do projeto de Lei 3.214/2023, cujo qual defende que as placas de veículos voltem a exibir o estado e o município de registro no Brasil e abandonem o padrão Mercosul, cujo qual foi implementado há 4 anos no país.

De acordo com o portal AUTO Esporte, após a aprovação do CAE, a proposta seguiu para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), cuja qual foi aprovada por Comissão em decisão terminativa.

Nesses casos, de acordo com o portal Jus Brasil, o texto ainda terá de passar pelo plenário do Senado.

Veja também

Para virar lei, a proposta terá ainda de tramitar na Câmara dos Deputados e ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Outros pontos defendidos

O autor da PL, o senador Esperidião Amin (PP-SC), alegou que informações contidas nas placas como estado e município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares:

“As polícias rodoviárias, agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização dependem dessa informação para realizar seu trabalho de forma eficiente e precisa”

Ainda de acordo com o portal Auto Esporte, outro ponto defendido pelo autor da nova lei é o senso de identidade regional e pertencimento.

O senador destacou que algumas leis de trânsito são regionais, e uma placa com identificação poderá evitar acidentes decorrentes a essa não familiaridade.

Caso aprovada, a medida entrará vigor um ano após a sua publicação, e valerá SOMENTE para novos emplacamentos.

Como funciona o padrão Mercosul?

Como mencionamos acima, o padrão Mercosul foi implementado no país no ano de 2020.

Porém, em alguns países, esse padrão já é utilizado a muito mais tempo! No Uruguai, por exemplo, esse sistema foi adotando no ano de 2015.

Já na Argentina, o Mercosul foi incorporado um ano depois, em 2016.

Neste padrão, as placas apresentam apenas a bandeira do país de origem do veículo, mas omitem a cidade e estado.

Essas informações só podem ser identificadas por consultas em um aplicativo.

Vale lembrar que a troca da placa, em carros emplacados antes de 2020, para o padrão Mercosul é totalmente opcional.

A mudança SÓ É OBRIGATÓRIA em casos de novos emplacamentos ou para veículos que tiveram transferência de propriedade, ou categoria.

🚨 Eliana sofre boicote + Celso Portiolli vira pesadelo na Record + Globo descarta Gloria Pires como Odete Roitman   

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.