ALÍVIO PARA O BOLSO!

Tchau, boletos de planos de saúde: Nova lei entra em vigor e traz convênio de GRAÇA a milhares em SP

02/09/2024 às 4h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Lista com milhares de CPFs no estado de São Paulo podem se livrar dos boletos de planos de saúde (Foto Reprodução/Montagem/Canva)

Lista com milhares de CPFs de SP podem dar adeus aos boletos de planos de saúde e estão sendo beneficiados com auxilio que garante tratamentos específicos

Conforme já dissemos em matérias anteriores, a preocupação com a saúde tem sido algo recorrente nos últimos anos e (de certa forma), obriga a maioria das pessoas a procurarem por planos de saúde. Ainda mais quando a prioridade envolve tratamentos específicos …

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, ainda no dia 11 de janeiro de 2024, entrou em vigor uma nova lei que garante um plano de saúde totalmente gratuito à uma lista formada por milhares de brasileiros residentes de uma das cidades mais populosas do estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da lei estadual de nº 8.241/2024, sancionada pelo prefeito de Guarulhos, Guti Costa, cujo qual cria um plano de saúde gratuito a todos os 4 mil alunos autistas da rede municipal de ensino. Segundo o Portal oficial da Cidade de Guarulhos, a matéria já havia sido aprovada pela Câmara Municipal em duas votações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo da administração municipal é estender o benefício a crianças com outras condições e, por fim, a todos os cerca de 120 mil alunos das escolas da Prefeitura e da rede parceira.

Para o alívio dos pais

Com essa proposta, os gastos com boletos de planos de saúde acabam amortecidos, ou até mesmo eliminado do orçamento de muitos. Até porque, muitos pais permanecem pagando os planos de saúde pensando na saúde e tratamentos específicos dos seus filhos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, o prefeito definiu a iniciativa como revolucionária no país e explicou que o plano será bancado pela municipalidade:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Muitas famílias com crianças que possuem o transtorno do espectro autista encontram sérias dificuldades para obter um atendimento médico adequado. Portanto, nada mais justo que contar com o nosso apoio para garantir mais opções na rede de saúde aos pais para cuidarem de seus filhos

O projeto se chama Programa de Atendimento em Saúde na Educação Infantil e por meio dele os beneficiários tem acesso às orientações dos profissionais da educação relacionadas à atenção e ao cuidado com a saúde mental dessas crianças.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após esse projeto, um calendário mensal é desenvolvido para o atendimento nas creches, nos berçários e nas pré-escolas. A iniciativa da Prefeitura visa ainda a ampliar a chance de prevenir doenças e identificar as necessidades especiais dos jovens em tempo oportuno, tais como:

  • Desenvolvimento e crescimento alterados;
  • Lapsos na imunização e na alimentação;
  • Rápida e eficaz abordagem na busca por soluções em casos de risco à saúde dos jovens.

Guti citou ainda que a Constituição do Brasil reconhece a saúde e o tratamento adequados como direitos fundamentais e universais garantidos pelo poder público.

Conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, jovens e crianças tem direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, como à saúde, garantidos por lei.

Segundo informações do Portal da Secretaria de Saúde de Guarulhos algumas ações do PSE envolvem:

  • Saúde ambiental
  • Promoção da atividade física
  • Alimentação saudável e prevenção da obesidade
  • Promoção da cultura de paz e direitos humanos
  • Prevenção das violências e dos acidentes
  • Prevenção de doenças negligenciadas
  • Verificação da situação vacinal

A Prefeitura de Guarulhos também tem o Programa Menina dos Olhos, uma política pública para saúde ocular cuja qual impacta diretamente aprendizagem dos alunos da rede municipal.

Com um investimento de quase R$ 30 milhões, o programa tem como objetivo promover essa melhoria do desempenho escolar, ao oferecer atendimento oftalmológico gratuito, incluindo óculos, atendimento hospitalar e cirurgia, das crianças e adolescentes que necessitarem

Por que o diagnóstico de autismo é tão importante?

Apesar do Brasil nao ter exatamente uma estatística exata sobre o assunto, dados do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão de saúde do governo dos Estados Unidos, apontam que cerca de 70 milhões de pessoas no mundo possuem algum nível de espectro autista.

Levando em consideração esse número, é possível estimar que no país cerca de 6 milhões de pessoas com autismo. Porém, o montante tem projeções de ser ainda maior, pois o estudo norte-americano considera apenas crianças de até 8 anos. 

E um dos maiores desafios enfrentados por quem tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) está justamente no diagnóstico tardio.

Marilia Macedo, fonoaudióloga especializada em linguagem e atendimento do autismo e sócia da clínica Med Advance, explica que o diagnóstico precoce tem um papel fundamental, sobretudo na elaboração de um plano de atendimento personalizado para a criança autista.

De acordo com a especialista, descobrir o autismo rapidamente não apenas otimiza a intervenção, mas também evita perda de tempo, especialmente se o diagnóstico for fechado na primeira infância, compreendendo os primeiros cinco anos de vida da criança.

Segundo ela, este período é um dos mais críticos, pois pode impactar significativamente a comunicação, interação social e aprendizado da criança.

Aspectos como a linguagem também são frequentemente afetados. Portanto, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor será para alinhar o desenvolvimento da criança.

Por isso esse projeto do prefeito de Guarulhos é tão essencial, pois irá ajudar inúmeras famílias a fazer essa identificação e ter o melhor tratamento sem precisar pagar caro por isso.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Cidade Guarulhos
Destaque
Estatuto da Criança e do Adolescente
Plano de saúde
Programa de Atendimento em Saúde na Educação Infantil

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.