O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

FIM DE UMA ERA: Nova lei dos postos assusta os motoristas com PROIBIÇÃO no Ipiranga, Shell, BR e mais

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Postos de combustível como da Shell, BR, Ipiranga e mais podem ser afetados por nova lei (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Logo.net)

Novo projeto de lei prevê o fim de uma era em todos os postos de combustível do país como Shell, Ipiranga e mais e motoristas ficam em alerta com possíveis mudanças nesta sexta-feira (12)

Os proprietários de carros no geral precisam manter-se em alerta quase que o tempo todo. Isso porque, além das diversas despesas com manutenção, impostos e seguros, uma ameaça muito perigosa reside em alguns postos de gasolina, ainda mais na hora de abastecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque até nesses momentos é preciso prestar atenção em possíveis golpistas que fazem uso de grandes nomes como a Shell, Ipiranga e tantos outros postos confiáveis para tentar tirar vantagem em cima de algum desavisado.

Esses possíveis golpes são executados através de “bomba branca”, que até pouco tempo atrás, poderiam ser vistas em alguns postos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas uma nova lei colocou fim nessa era e os motivos por trás da proibição deixaram milhares de motoristas assustados.

Ameaça em branco

De acordo com Estúdio VRUM, há cerca de 3 anos, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) permitiu que os postos de abastecimento tivessem uma bomba em suas dependências com combustível que não é fornecido pela distribuidora da marca estampada no estabelecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As famosas bombas brancas, porém como mencionamos acima, essa prática pode ser extremamente perigosa tanto para os consumidores como para os postos.

Isso porque, caso esses postos de combustível tenham essas bombas em suas dependências, poderá ter entre as bombas um produto fornecido por outra refinaria e que geralmente não possuem uma marca conhecida.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagina o absurdo, o cidadão entra com o carro no posto para abastecer, estaciona ao lado de uma bomba que tem uma determinada marca, mas o combustível que sai dela não é o fornecido pela distribuidora oficial do posto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o portal, alguns defensores do livre comércio defendem a existência da bomba branca sob a alegação que ela estimula a concorrência no setor de combustíveis.

Mas, por mais que na bomba tenha a identificação da origem do combustível, ninguém tem por hábito conferir essas informações na hora do abastecimento, o que de certa forma representa um terror à espreita, pois combustíveis com procedência duvidosa podem culminar em prejuízos devastadores.

Mas, em meados de dezembro de 2023, o promotor Fernando Martins, do Ministério Público de Uberlândia, resolveu acabar com essa “festa”, e proibiu de forma definitiva o uso da bomba branca.

E com isso, ele determinou que os postos tinham que vender SOMENTE os combustíveis fornecidos pelas distribuidoras de suas respectivas marcas.

Diante disso, a ANP recebeu a notificação do promotor de Uberlândia e resolveu estender a determinação para todo o país, proibindo o uso da chamada bomba branca, porém a resolução foi mantida por pouco tempo.

Isso porque na época as mesmas entidades que defendem o livre comércio de combustíveis pressionaram a ANP pedindo a liberação da bomba branca novamente, sendo que a decisão do promotor Fernando Martins continuou valendo apenas para 14 municípios do Triângulo Mineiro.

Mas, posteriormente, a bomba branca voltou a ser autorizada em todo o território nacional, inclusive no Triângulo Mineiro.

Porém, de acordo com o Auto Papo, no dia 31 de janeiro de 2024, por meio do Ofício nº 14, a ANP voltou a ampliar em âmbito nacional a proibição dela.

Ufa …

Posto bandeira branca e bomba branca é a mesma coisa?

MAS ATENÇÃO! O posto bandeira branca, ao contrário da bomba branca, opera de forma legal.

Ele é um estabelecimento independente, ou seja, não está atrelado a nenhuma distribuidora (como BR, Shell, Ipiranga e mais), então ele é livre para negociar com a que for mais conveniente para ele naquele momento.

O posto bandeira branca simplesmente compra o etanol e os derivados de petróleo da refinaria ou do fornecedor que oferecer o melhor preço e qualidade.

Mas, existem os mitos de que o bandeira branca vende combustível sem qualidade. Uma lenda estimulada por grandes empresas do setor sendo que nenhuma bandeira está 100% isenta de vender combustível adulterado!

Sendo assim, antes de abastecer certifique-se que o combustível é de fato seguro e SÓ ABASTEÇA aonde você tem plena confiança da procedência do combustível.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile