Nova lei faz com que algumas pessoas não consigam tirar ou renovar sua CNH
Os motoristas devem sempre ficar atentos com as atualizações sobre a emissão e até renovação da CNH. E na tarde desta segunda-feira (07), o TV Foco traz informações de uma nova lei criada recentemente, que proíbe um certo grupo de brasileiros de emitir e até renovar a CNH.
Para quem não sabe, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é um documento essencial para os condutores de veículos, pois é sua aptidão para dirigir nas vias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E para emitir a CNH, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, possuir RG e CPF, além de passar por exames médicos e psicológicos que garantam suas condições físicas e mentais .
E no caso, caso aprovado, o candidato deverá frequentar um curso teórico de formação de motoristas, onde aprenderá as normas de trânsito, prática de direção e muito mais.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Além do curso teórico, a pessoa precisará receber uma aprovação no exame teórico e começar as práticas de direção, que prepara o candidato a lidar com diversas situações no trânsito.
E como o curso teórico, a pessoa também precisará ser aprovada em uma prova prática, demonstrando que tem habilidade na condução de veículos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a CNH tem validade de 5 a 10 anos e deve haver renovação ao término desse período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS, QUAL A NOVA LEI?
A partir de agora, motoristas das categorias C, D e E, que não apresentarem resultado negativo no exame toxicológico, não vão poder dirigir e nem renovar sua CNH.
Essa é uma medida que tem como objetivo aumentar a segurança nas estradas e reduzir os riscos de acidentes que motoristas sob efeitos de substâncias psicoativas causam, segundo informações do site ‘Pronatec’.
Sendo assim, agora o exame toxicológico é um documento fundamental para comprovar a aptidão do condutor.