Uma nova lei dos retrovisores confirmada chega com tudo e atinge todos os veículos no Brasil. A novidade crava 5 exigências e os motoristas devem se atentar
Recentemente uma nova lei dos retrovisores chegou no Brasil com importantes alterações atingindo em cheio todos os veículos no Brasil e cravando 5 exigências cruciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabeleceu uma nova resolução sobre a disposição dos retrovisores em veículos de transporte escolar.
De acordo com o portal ‘Terra Brasil Notícias’, essa nova mudança visa aumentar a segurança no trânsito ao reduzir os riscos associados aos pontos cegos em vans e micro-ônibus escolares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova lei dos retrovisores
A nova lei estabelecida na resolução do CONTRAN busca ampliar o campo de visão do motorista, eliminando pontos cegos, melhorando a segurança viária e evitando acidentes.
Os novos retrovisores devem ser ajustáveis de modo a proporcionar a visibilidade necessária, reduzindo assim o perigo de situações inesperadas no trânsito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda mais se tratando de transportes escolares, onde a segurança é um fator crucial na segurança não só do motorista e do ambiente externo, mas também das crianças e adolescentes.
De acordo com a fonte, as novas regras demandam uma área de visão ampliada, garantindo que nenhum detalhe passe despercebido pelo motorista, aumentando seu campo de visão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
● Suspensão da CNH, multa pesada e mais: Nova lei de trânsito crava proibição pra quem fizer atitude simples
Com a nova lei em vigor agora em 2024, o CONTRAN crava 5 exigências em dispositivos de segurança, essas que são obrigatórias em veículos novos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
5 exigências do CONTRAN sobre dispositivos de segurança
- Controle de estabilidade: Mantém a estabilidade do veículo em qualquer situação, fundamental para vans e ônibus.
- Luzes diurnas: Melhoram a visibilidade durante o dia, essenciais para a segurança contínua.
- Sistema de alerta para cintos de segurança: Notifica sobre cintos desatados, evitando acidentes internos.
- Luzes de freio de emergência: Alertam os motoristas à volta para paradas repentinas e inesperadas.
- Repetidores de direção: Facilitam comunicar manobras, aumentando a segurança nas trocas de faixa.
Adaptação as novas regras da lei
Os motoristas precisam equipar os seus veículos de acordo com as exigências impostas pela nova lei, além de passar por algum treinamento de direção defensiva a fim de entender o uso adequado dos novos retrovisores.
Além disso, é crucial a manutenção regular dos retrovisores e demais dispositivos de segurança, garantindo a operação dos veículos nas normas estabelecidas pela lei.
Considerações finais
A nova lei não chega apenas para os veículos de transporte escolar, mas também se aplica a outros meios, como caminhões e ônibus, representando um avanço significativo na segurança viária.
Assim, destacando a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro no trânsito, permitindo uma sinalização mais clara entre os veículos.
Quais são as principais leis de trânsito do Brasil?
Todas as leis de trânsito possuem grande importância, e todas devem ser respeitas, no entanto, segundo o portal ‘Heliar’, exitem 5 regras cruciais e que não devem ser desrespeitadas.
- Cinto de segurança obrigatório para todos os passageiros.
- Dirigir embriagado é crime.
- Ciclistas também devem respeitar as leis de trânsito.
- Crianças devem ser transportadas com equipamento de segurança especial.
- Respeite os limites de velocidade.