Brasileiros inadimplentes devem tomar cuidado com nova lei que pode tomar carros e imóveis para o pagamento de dívidas
A inadimplência pode se tornar uma dor de cabeça ainda maior no Brasil. O anúncio de uma nova lei expõe a retomada de carros no caso da falta de pagamento de dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o g1, o texto foi aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados, mas ainda depende da sanção do presidente Lula para vale. O projeto surgiu na gestão de Jair Bolsonaro.
A nova lei diz respeito ao novo Marco Legal das Garantias, que muda as regras para o uso de bens, como imóveis ou veículos, como garantia para empréstimos, e facilita a retomada de carros por bancos no caso de inadimplência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a nova lei também libera o uso de imóveis como garantia para mais de uma operação de crédito. Está, inclusive, é uma das medidas anunciadas pelo Ministério da Fazenda para estimular o mercado de crédito.
MOVIMENTAR CRÉDITO
A intenção é fazer as taxas de juros das instituições financeiras recuarem e as ofertas de crédito aumentarem através do reforço de uso de garantias para as operações de crédito.
“A segurança no cumprimento de qualquer obrigação está na força das garantias, que se são ‘fracas’ ou de difícil realização, aumentam o risco de o negócio não ser executado e, por consequência, encarecendo seu custo ou mesmo o inviabilizando. A experiência mostra que o crédito se expande fortemente quando há um ambiente microeconômico favorável”, avaliou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É O CARRO MAIS VENDIDO DO BRASIL?
De acordo com dados da Fenabrave, associação que representa as concessionárias, o carro mais vendido do Brasil em setembro foi o Fiat Strada, com mais de 12 mil emplacamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE