Incrível
Motoristas estão em festa: Nova lei anunciada envolvendo o IPVA cai como presente aos donos destes carros
13/07/2023 às 18h36
Uma notícia sobre a nova lei envolvendo o IPVA cai como um excelente presente para estes donos de carros
Semana passada o texto da Reforma Tributária foi assinado e aprovado após a apresentação do mesmo feita por Fernando Haddad e isso afeta diretamente o IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas não é todo o veículo que vai sofrer esse impacto, é mais específico que isso, e se trata da emissão de poluentes na atmosfera.
Segundo o Estadão, carros elétricos, híbridos, movidos a etanol, biodiesel e biogás terão acesso ao benefício, enquanto os demais movidos a gasolina e diesel pagarão mais IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso também vai afetar a progressividade do valor do imposto, o que vai fazer com que mais carros ecologicamente mais saudáveis sejam mais vendidos.
Em São Paulo por exemplo, o governador Tarcísio já disse que um dia pretende zerar os impostos para aqueles que tiverem carros híbridos no Estado, segundo o Estadão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS IMPOSTO NO JET SKI
Um dos detalhes que mais chamou a atenção na nova reforma tributária, é a cobrança do IPVA para itens como motos aquáticas, iates, helicópteros e jatos.
Vale destacar que até hoje em dia não era cobrada nenhuma taxa sequer para manter esse tipo de veículo no Brasil.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central emite comunicado e convoca quem tem poupança na Caixa, BB, Itaú e + para alerta severo
● Isenção colossal: Nova lei armada chega como maior vitória aos idosos 60+ que tem CNH ativa em 2024
● Motoristas em alerta: Anúncio de novo aplicativo chega para ANIQUILAR Uber e 99
Quem pode ficar fora dessas cobranças de IPVA são os veículos agrícolas já que são usados para trabalho no campo. A lei de isenção abrange aeronaves agrícolas e certificadas para prestação de serviço a terceiros; tratores e máquinas agrícolas, embarcações de pessoa jurídica com outorga de serviços de transporte aquaviário; embarcações de pessoa física ou jurídica que pratique pesca industrial, artesanal, científica ou de subsistência e plataformas que se locomovam na água sem reboques (como navio-sonda ou navio-plataforma).
A ideia é fazer com que pessoas de maiores condições paguem mais impostos do que as de menores condições.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]