Uma nova lei anunciada acerta em cheio essa lista de CLTs e promete ser um presente com essa carga horário de apenas 4 dia úteis
Hoje a escala em vigor no Brasil é a 6×1. Mas, há uma disputa para que ela se torne menor, e encabeçada pela deputada Erika Hilton, a proposta de emenda à Constituição já está sendo discutida para ser lei.
Após a deputado do PSOL colocar a discussão em pauta, ela ganhou apoio popular, afinal, muitos trabalhadores destacam que essa escala é desumana e eles sequer conseguem descansar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time de especialistas em direitos trabalhistas do TV Foco, a partir de informações da BBC News, expõe agora sobre a lei que pode mudar a escala no Brasil.
REDUÇÃO PARA A ESCALA 4X3
- PEC prevê uma escala 4X3;
- Será revolucionário, se realmente for aprovado;
- O país seria um percursor;
- É o sonho de muitos brasileiros.
FIM DA ESCALA 6X1
Erika Hilton tem uma proposta que propõe a redução da jornada de trabalho para uma escala do tipo 4×3. Sendo assim, é para ser 4 dias trabalhados e 3 de descanso.
Se a lei for para a frente, o Brasil será o pioneiro, já que não há no mundo, um país que adote esse estilo. Claro que os desafios para essa implementação ainda serão enormes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da maioria dos trabalhadores serem à favor, ainda há uma parcela contra e também há discussões envolvendo como a economia e os trabalhados seriam afetados.
Sendo assim, a discussão ainda deverá ter grandes capítulos. Contudo, é uma lei real, que está sendo conversada e há um grande apelo popular para que seja aceita.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Benefício mais salvador que o 14° salário: Caixa convoca idosos 60+ e garante presentão de R$ 2.824 em 2025
● Vitória dos trabalhadores: Lula libera benefício de R$ 2.313,74 para quem já trabalhou com carteira assinada
● CLTs sem acreditar: Lei trabalhista garante folga de 180 dias a lista e sem desconto em 2025
O QUE DIZ ERIKA HILTON?
Através do X, a deputada esclareceu alguns pontos para defender a proposta. Por exemplo, ela destacou que com a escala atual, o brasileiro não tem qualidade de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”.
Dessa maneira, ofertar mais dias de descanso, é o ideal para garantir o mínimo para os trabalhadores. Agora resta a todos acompanhar os desenrolar dessa história.
CONCLUSÕES FINAIS
Graças a uma PEC que está sendo discutida na câmara, há uma proposta que pede o fim da escala 6×1 e a adoção de uma escala 4×3. Ela é o sonho de muitos brasileiros e faria o Brasil ser o pioneiro nesse assunto.
QUANDO ELA PODERÁ USAR EM VIGOR?
Isso só o tempo dirá, afinal, há muito para se discutir e hipóteses também envolvendo a economia deverá acontecer. Então, não há uma previsão certa.