MARTELO BATIDO!
SEM CHORO: Nova Lei de trânsito gera punição severa e dor no bolso de motoristas que não cumprirem
07/07/2023 às 12h33

NOVA lei de trânsito pode gerar consequências graves e dor no bolso de quem não cumprir …
Em meados de abril de 2023, entrou em vigor uma nova lei de trânsito que ainda está dando muito o que falar entre motoristas, e gerado uma série de questionamentos sobre a mesma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É certo que como cidadãos. uma das nossas obrigações, é aprendermos desde sempre a seguir as leis, nos atentando aos direitos e principalmente aos deveres, que ao serem descumpridos, podem nos causar grandes dores de cabeça e até mesmo punições severas.

Carros precisam estar devidamente identificados com placas para circular nas ruas (Foto Reprodução/Internet)

Geraldo Alckmin foi quem aprovou o novo aumento salarial (Foto Reprodução/Terra)

A circulação de veículos sem as respectivas placas, continua sendo considerada uma infração gravíssima, porém, alguns casos podem desencadear em prisão(Foto Reprodução/Internet)
No rigor da lei …
A lei que está sendo discutida, nos últimos meses, é a Lei 14.562/223, mais conhecida como a Lei da Placa, que foi sancionada pelo vice presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o que foi divulgado pelo portal Exame, essa lei torna crime inafiançável dirigir veículos em geral sem placa ou com adulterações de chassi, assim como reboques, automotores elétricos e híbridos, situação que anteriormente o Código Penal não previa.
A pena pode chegar a reclusão de quatro a oito anos e multa. Segundo o que foi publicado no Diário Oficial, o texto altera o art. 311 do Decreto-Lei nº 2.848 do Código Penal, que considerava crime apenas a adulteração dos sinais identificadores de veículos automotores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Imposto de Renda e +2: Idosos 60+ vibram com 3 isenções em Fortaleza, CE, na era Evandro Leitão, em 2025
● Portas lacradas no RJ: Restaurante famosos de mais de 70 anos tem FIM decretado no Rio de Janeiro
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista confirma extra de R$ 455 todo mês à lista de trabalhadores em 2025
Agora, a lei estende a criminalização, com a mesma pena, aos veículos não automotores. Um dos objetivos da nova lei é coibir o roubo de carga, já que agora o crime não se limita apenas ao veículo automotor, mas se estende aos respectivos reboques e implementos.
Ainda de acordo com a nova lei, a alteração se aplica a funcionário público que contribui para o licenciamento ou registro do veículo remarcado ou adulterado, fornecendo indevidamente material ou informação oficial.
Mas eu posso ser preso por SIMPLESMENTE andar sem placa?
Mas calma, apesar de rigorosa, a nova lei de trânsito NÃO prevê prisão sobre uma simples circulação de veículos sem as respectivas placas, portanto, essa prática continua sendo considerada APENAS uma infração gravíssima.
A penalidade, nesse caso, é a “dor no bolso” no valor de R$ 293,47 além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fora a remoção do veículo, o que já gera uma dor de cabeça em tanto.
Sendo assim, é extremamente IMPORTANTE, que todos tenhamos cautela e sigamos a lei à risca para não entrarmos em “furadas”.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.