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Nova lei de trânsito dos motores entra em vigor e traz adeus a moto popular, rivais da Honda e Yamaha

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Honda Yamaha - Foto: Internet

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Rivais das grandes montadores entra em vigor com adeus a moto populares devido a nova lei de trânsito

Uma lei de trânsito em vigor desde 2023 atinge diretamente moto rivais da Honda e Yamaha com algo que atinge também os clientes.

De acordo com informações do Web Motors, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas Ciclomotores Motonetas Bicicletas e Similares (Abraciclo) fez uma reunião virtual com a imprensa onde um dos assuntos abordados no evento foi o início da Fase M5 do Programa de Controle de Poluição por Motocicletas, Motociclos e Ciclomotores (Promot).

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Alinhado à norma Euro 5, o Promot M5 entrou em vigor no dia 1ºde janeiro e trouxe novidades. Estabelece novos limites de emissões, introduz limites para emissões de aldeídos e de hidrocarbonetos não metano (NMHC) – que compreendem os HC totais (THC) menos a parcela de metano (CH4) – e ainda exige redução de 50% na emissão de monóxido de carbono (de dois quilos para um quilo por quilômetro rodado).

Além disso, também passa a exigir uma “novidade tecnológica”: que as motos tenham o chamado On Board Diagnosis (OBD). Na prática, é uma luzinha de alerta indicando alguma anomalia no conjunto alimentação/motor, que possa levar a inconformidades nas emissões.

Com essas exigências, as motos zero-quilômetro alimentadas por carburadores finalmente devem ser extintas no Brasil. Na prática, já são pouquíssimas. Todas as motos feitas pelas marcas associadas à Abraciclo, por exemplo, já são injetadas.

As motos com carburador até poderiam sobreviver. Mas as mudanças que teriam que sofrer para se adequar à nova legislação exigiriam investimentos inviáveis. Além disso, ficariam com o desempenho prejudicado, por conta das restrições nas emissões. Ou seja, em breve não haverá mais nenhuma moto com carburador zero-quilômetro à venda no país.

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Segundo dados da Abraciclo, o país produziu, em 2022, 1,43 milhão de motocicletas. Um volume 18,2% superior às 1,19 milhão de unidades feitas no ano anterior. Os emplacamentos chegaram a 1,36 milhão, ou 17,7% a mais que os 1,15 milhão de 2021 – a diferença para a produção entra na conta de exportações, entre outros.

A entidade destacou que as regiões brasileiras com maior volume de negócios foram, pela ordem, Sudeste, Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste.

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QUANTAS MOTOS FORAM VENDIDAS ESSE ANO?

O mercado de motocicletas no Brasil iniciou 2024 com um desempenho impressionante. Nos primeiros seis meses do ano, as vendas de motos dispararam, alcançando a marca de 932.940 unidades vendidas.

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A Yamaha divulgou os resultados financeiros do ano fiscal, que encerrou em dezembro de 2023. Segundo a empresa, as vendas resultaram em 2.414.800 milhões de ienes, referente ao total de 4,96 milhões de motos fabricadas no ano passado.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

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