Atenção!
Vai doer no bolso: NOVA LEI traz mais uma obrigação para estes donos de animais de estimação
31/07/2023 às 14h38
Nova lei traz obrigação para donos de animais de estimação
No entanto, a nova lei promulgadas pela Câmara Municipal, decreta que os cariocas donos de pets, como cães e gatos precisarão realizar o registro de seu animais inclusos no Registro Geral de Animais do Rio de Janeiro (RGA).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, os tutores de animais já nascidos tem um prazo de 180 dias para realizar o processo, já para os recém-nascidos, vale o período de até seis meses de vida. A lei busca dar maior segurança, aos donos e aos animais, em relação a auxílios na saúde e controle da população de pets.
De acordo com o vereador Carlo Caiado, presidente da Câmara, responsável pela criação do projeto, em conjunto com mais nove vereadores, a lei visa ter conhecimento e identificar a quantidade de cães e gatos, auxiliando a implementação de políticas públicas voltadas para os animais, como proteção e controle de zoonoses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, relatou ao jornal O Globo que a medida já existia por meio de decreto, em vigor desde 2019, que estabelecia o registro obrigatório de cães e gatos comprados e adotados em canis, gatis e demais locais de interessante da vigilância de zoonoses.
Para realizar o registro, o animal deve estar com a vacinação atualizada e o dono deve informar qualquer mudança no animal, como troca de tutor, morte, fuga ou desaparecimento do bicho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Será necessário pagar taxa ou valor fixo para o registro?
O cadastro será pago, mas a prefeitura ainda não estipulou um valor fixo para cobrança. Desse modo, será válido para o registro original, já a segunda via do RCA e placa de identificação também podem ser taxados. Além disso, donos que estiverem inscritos no Cartão Família Carioca estarão isentos do pagamento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Encerramento: O fim de serviço crucial à 334 lojas do Atacadão e o comunicado oficial emitido às pressas
● Barata, pombo e nojeira: A interdição da Anvisa às pressas contra restaurante n°1
● R$ 84.720: Novo decreto obriga INSS a liberar extra à lista de aposentados em 2 passos
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.