Nova lei em vigor em 2025 chega trazendo convênio de graça a milhares de pessoas em São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas já está ciente da novidade
A saúde é um direito de todos no Brasil, e o acesso a ele é garantido de forma universal, igualitária e integral, tudo isso por meio do Sistema Único de Saúde. Porém, também contamos com a iniciativa privada e com os planos de saúde.
Em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas já está ciente de uma cidade onde acabou sendo implementada uma lei que oferta plano de saúde de graça a milhares de paulistas. A seguir, veja todos os detalhes sobre a novidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Convênio de graça em São Paulo
Um plano de saúde proporciona acesso a uma rede de serviços médicos e hospitalares, como consultas, exames, internações e cirurgias, mediante o pagamento de uma mensalidade.
No entanto, em Guarulhos, um novo programa traz essa cobertura de forma totalmente gratuita, permitindo que os beneficiários deixem de pagar boletos relacionados à saúde.
Conforme apurado pelo TV FOCO, no dia 11 de janeiro de 2024, o ex-prefeito de Guarulhos, Guti, sancionou a Lei 8.241/24, criando um plano de saúde e graça para os 4 mil alunos autistas da rede municipal de ensino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com essa medida, essas famílias podem deixar de arcar com os custos de outros planos de saúde, já que a prefeitura passou a cobrir os custos dessa área.
A proposta havia sido aprovada pela Câmara Municipal em duas votações, e a administração municipal tem a intenção de expandir o benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim de uma era: O adeus de 4 refrigerantes populares do Brasil no Assaí, Carrefour, e clientes sem chão
● Pode dar adeus à poupança: 6 substitutos seguros em vigor no Brasil para jorrar ainda mais dinheiro em 2025
● Cidade Jardim e +2: 3 shoppings populares de SP têm estacionamento de GRAÇA a clientes do Itaú em 3 passos
O plano poderá, futuramente, ser estendido para crianças com outras condições, e, eventualmente, abranger todos os 120 mil alunos da rede pública de ensino da cidade, incluindo os da rede parceira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lei em vigor desde 2024
Desde então, os 4 mil alunos autistas de Guarulhos contam com a garantia de um plano de saúde financiado pela prefeitura.
“Muitas famílias com crianças que possuem o transtorno do espectro autista encontram sérias dificuldades para obter um atendimento médico adequado”, disse.
“Portanto, nada mais justo que contar com o nosso apoio para garantir mais opções na rede de saúde aos pais para cuidarem de seus filhos”, disse Guti”, afirmou na época o ex-prefeito Guti.
O “Programa de Atendimento em Saúde na Educação Infantil”, nome oficial da iniciativa, também inclui orientações aos profissionais da educação sobre o cuidado com a saúde mental dos alunos.
A criação desse plano de saúde gratuito visa ampliar a prevenção de doenças e identificar precocemente as necessidades dos alunos, como problemas de desenvolvimento, falhas na imunização, dificuldades alimentares e outras condições de saúde.
Além disso, a medida permite uma abordagem mais rápida e eficaz em situações de risco à saúde dos estudantes. Destacando que, agora em 2025, quem deve tocar o projeto é o novo prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL).
Considerações finais
A criação do plano de saúde gratuito em Guarulhos, sancionado em 2024 pelo ex-prefeito Guti, é uma importante medida de inclusão e acesso à saúde. Assim, beneficiando inicialmente 4 mil alunos autistas da rede municipal.
O programa visa oferecer cobertura médica sem custos, abrangendo consultas, exames, internações e outros serviços, e deve acabar sendo expandido para outras crianças e, eventualmente, para todos os 120 mil estudantes da cidade.
Com a gestão de Lucas Sanches e o apoio do governador Tarcísio de Freitas, espera-se que a iniciativa se consolide e inspire outras cidades do estado de São Paulo.
Dessa forma, promovendo mais equidade no acesso à saúde pública e contribuindo para a prevenção e tratamento precoce de doenças.
Como escolher o melhor plano de saúde?
Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:
- tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
- possibilidade de coparticipação;
- tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
- abrangência: se nacional ou regional;
- períodos de carência;
- reajuste por idade;
- amplitude da rede credenciada.
Por fim, clique aqui e veja mais sobre os planos de saúde.