EM BOA HORA!

R$ 18 bilhões: Nova linha do metrô está chegando no coração de SP para salvar milhões do aperto

14/05/2024 às 7h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Nova estação de Metrô chega para salvar milhões de usuários do transporte público (Foto Reprodução/Montagem/Canva/G1)

Nova linha de Metrô está chegando para aliviar a rotina de milhares de cidadãos no coração de São Paulo

Quem mora e trabalha na cidade de São Paulo sabe muito bem que o Metrô é um meio de transporte essencial para se locomover de um ponto a outro, ainda mais para chegar ao local de trabalho e compromissos, de forma rápida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda mais quando falamos em nos locomover da região metropolitana ao centro da capital mais movimentada do país.

E agora, mais do que nunca, uma nova estação está surgindo para facilitar ainda mais rotina de milhões de cidadãos e salvar do aperto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em expansão

De acordo com o portal do Governo do Estado de São Paulo, ainda no dia 31 de janeiro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas inspecionou as obras do trecho sul da construção da Linha-6 Laranja de metrô.

Fora isso, ele acompanhou a chegada da tuneladora Shield, conhecida como tatuzão, à futura estação PUC – Cardoso de Almeida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inspeção também foi acompanhada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados, autoridades estaduais e municipais e diretores e profissionais do grupo Acciona e do consórcio Linha Universidade (Linha Uni).

Distribuição e estações

A Linha 6-Laranja tem previsão de ter 15 estações e 15,3 km de extensão, ligando a região da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da capital.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A estação PUC-Cardoso de Almeida é o quinto ponto de parada do tatuzão no trecho sul.

O equipamento avançou aproximadamente 4,6 km, completando 49% das escavações da Linha 6-Laranja rumo à região central.

O avanço permitiu 2.149 anéis de concreto utilizados no revestimento do túnel.

O tatuzão ainda vai passar por mais cinco futuras estações, sendo como a próxima, a FAAP-Pacaembu até chegar à parada final em São Joaquim.

No total, a Linha 6-Laranja já conta com 6,7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul, com sete estações conectadas.

Há obras nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e saídas de emergência.

Até o momento, as escavações foram concluídas em nove estações e 2,2 km de túneis em método convencional.

De acordo com Tarcísio, a expectativa é que a Linha 6-Laranja entre em operação parcial ao longo de 2026.

A entrega total do novo ramal entre a Brasilândia e o centro da capital está prevista para abril de 2027.

Investimento de R$ 18 bilhões

Ainda de acordo com o portal, a Linha-6 Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, com investimento de R$ 18 bilhões.

O novo ramal de metrô deve representar um bom adiantamento de tempo, uma vez que irá reduzir para 23 minutos o tempo do trajeto que, hoje, leva cerca de 90 minutos de ônibus.

O trecho será atendido por 22 trens e deverá transportar 630 mil passageiros por dia.

A ligação entre a Brasilândia e a estação São Joaquim vai passar pelas futuras estações:

  • Vila Cardoso;
  • Itaberaba-Hospital Vila Penteado;
  • João Paulo I;
  • Freguesia do Ó;
  • Santa Marina;
  • Água Branca;
  • Sesc/Pompeia;
  • Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida;
  • FAAP-Pacaembu;
  • Higienópolis-Mackenzie;
  • 14 Bis e Bela Vista.

O projeto também prevê ampliação de sete quilômetros da Linha 6-Laranja, acrescentando outras seis estações:

  • Morro Grande;
  • Velha Campinas;
  • Aclimação;
  • Cambuci;
  • Vila Monumento;
  • São Carlos

Como será a integração da Linha 4 laranja do Metrô?

O trecho terá integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô e 7-Rubi e 8-Diamante de trens metropolitanos.

O empreendimento é executado por meio de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universidade (Linha Uni).

Após a conclusão, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária pelo prazo de 19 anos.

Thumbnail Video Youtube

CPTM
Metrô de SP
Transporte público

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.