Nova linha de Metrô está chegando para aliviar a rotina de milhares de cidadãos no coração de São Paulo
Quem mora e trabalha na cidade de São Paulo sabe muito bem que o Metrô é um meio de transporte essencial para se locomover de um ponto a outro, ainda mais para chegar ao local de trabalho e compromissos, de forma rápida.
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Ainda mais quando falamos em nos locomover da região metropolitana ao centro da capital mais movimentada do país.
E agora, mais do que nunca, uma nova estação está surgindo para facilitar ainda mais rotina de milhões de cidadãos e salvar do aperto.
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Em expansão
De acordo com o portal do Governo do Estado de São Paulo, ainda no dia 31 de janeiro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas inspecionou as obras do trecho sul da construção da Linha-6 Laranja de metrô.
Fora isso, ele acompanhou a chegada da tuneladora Shield, conhecida como tatuzão, à futura estação PUC – Cardoso de Almeida.
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A inspeção também foi acompanhada pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados, autoridades estaduais e municipais e diretores e profissionais do grupo Acciona e do consórcio Linha Universidade (Linha Uni).
Distribuição e estações
A Linha 6-Laranja tem previsão de ter 15 estações e 15,3 km de extensão, ligando a região da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro da capital.
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A estação PUC-Cardoso de Almeida é o quinto ponto de parada do tatuzão no trecho sul.
O equipamento avançou aproximadamente 4,6 km, completando 49% das escavações da Linha 6-Laranja rumo à região central.
O avanço permitiu 2.149 anéis de concreto utilizados no revestimento do túnel.
O tatuzão ainda vai passar por mais cinco futuras estações, sendo como a próxima, a FAAP-Pacaembu até chegar à parada final em São Joaquim.
No total, a Linha 6-Laranja já conta com 6,7 km de túneis construídos com as tuneladoras norte e sul, com sete estações conectadas.
Há obras nas 15 estações, no Pátio Morro Grande e nos 18 poços de ventilação e saídas de emergência.
Até o momento, as escavações foram concluídas em nove estações e 2,2 km de túneis em método convencional.
De acordo com Tarcísio, a expectativa é que a Linha 6-Laranja entre em operação parcial ao longo de 2026.
A entrega total do novo ramal entre a Brasilândia e o centro da capital está prevista para abril de 2027.
Investimento de R$ 18 bilhões
Ainda de acordo com o portal, a Linha-6 Laranja é a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, com investimento de R$ 18 bilhões.
O novo ramal de metrô deve representar um bom adiantamento de tempo, uma vez que irá reduzir para 23 minutos o tempo do trajeto que, hoje, leva cerca de 90 minutos de ônibus.
O trecho será atendido por 22 trens e deverá transportar 630 mil passageiros por dia.
A ligação entre a Brasilândia e a estação São Joaquim vai passar pelas futuras estações:
- Vila Cardoso;
- Itaberaba-Hospital Vila Penteado;
- João Paulo I;
- Freguesia do Ó;
- Santa Marina;
- Água Branca;
- Sesc/Pompeia;
- Perdizes; PUC-Cardoso de Almeida;
- FAAP-Pacaembu;
- Higienópolis-Mackenzie;
- 14 Bis e Bela Vista.
O projeto também prevê ampliação de sete quilômetros da Linha 6-Laranja, acrescentando outras seis estações:
- Morro Grande;
- Velha Campinas;
- Aclimação;
- Cambuci;
- Vila Monumento;
- São Carlos
Como será a integração da Linha 4 laranja do Metrô?
O trecho terá integração com as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô e 7-Rubi e 8-Diamante de trens metropolitanos.
O empreendimento é executado por meio de uma parceria público-privada entre o Governo de São Paulo e o consórcio Linha Universidade (Linha Uni).
Após a conclusão, a operação da Linha 6-Laranja será feita pela concessionária pelo prazo de 19 anos.