Governador de São Paulo acaba de autorizar o projeto de uma nova linha de metrô em uma das regiões mais populosas do estado
Quem reside em áreas urbanas sabe o quanto o metrô é útil para a mobilidade urbana. Criado inicialmente em 1974 no Brasil, tendo suas primeiras linhas que ligavam as estações Jabaquara e Saúde, na cidade de São Paulo, SP.
Vale mencionar que a cidade de São Paulo, é que tem a maior malha ferroviária do Brasil: são 101,1 quilômetros distribuídos em seis linhas e 89 estações, respondendo por aproximadamente 34% de toda a estrutura sobre trilhos existente no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, essa modalidade existe em quase todos os estados brasileiros, mas o estado de São Paulo continua sendo o de maior destaque quanto a esse meio.
Mais uma estação a caminho!
Falando nisso, o Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas informou no dia 21 de novembro de 2023, que autorizou a execução do projeto executivo da expansão da Linha 2-Verde até a Dutra, em Guarulhos, uma das regiões mais populosas do estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Via Trolebus, a fala ocorreu durante cerimônia de batismo do Tatuzão da Linha 2, apelidado de Cora Coralina.
Segundo o portal Metrópoles, o Cora Coralina, é o maior da América Latina e será usado para a construção de oito novas estações e mais 8 quilômetros de túneis que vão ligar a Vila Prudente ao bairro da Penha, na zona leste.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando que essa linha será executada?
Será investidos de Penha até Dutra cerca de R$ 9 bilhões. Mas o governador não se comprometeu com prazos de entrega dessa nova linha incrível, que pegará um trecho Penha até Guarulhos, e disse que o cronograma será conhecido com a elaboração do estudo executivo.
“A gente fica feliz porque vemos as obras do Metrô avançando. Há muito investimento, são mais de R$ 11 bilhões nesta fase que vai tornar a Linha 2 a maior em extensão da capital, ligando a Vila Madalena até a Vila Prudente e depois até a Penha” – Iniciou ele que continuou:
“Já determinamos hoje o início do projeto executivo da fase dois. Nossa ideia é levar o Metrô para fora da cidade de São Paulo e a gente precisa chegar em Guarulhos, é um compromisso que assumimos”
Ainda de acordo com o portal, apesar de não ter se comprometido com uma data específica, o governador acredita que esses prazos de entrega deverão ser revelados na medida que esse projeto executivo saia do papel.
Um ato de coragem …
A grande questão é que o projeto, de certa forma, é extremamente corajoso uma vez que as linhas tendem a ficar ainda mais cheias em meio a esse trajeto.
Uma vez que a linha verde será mais uma opção para os moradores da cidade de Guarulhos.
Conforme o portal Trolebus, baseado na própria fala do Governador, a estimativa é que com esse aumento de estações, a linha 2 (Verde) passe a transportar mais pessoas que a linha 1 (Azul) e a linha 3 (Vermelha).
Visto que, se espera que a linha 2 completa de Dutra a Vila Madalena transporte uma média de 1 milhão e 300 mil pessoas por dia.