Zona norte de SP ganha mais uma estação de metrô com nova linha gigantesca do metrô
Para a alegria de milhões de paulistas, uma nova estação de metrô é confirmada na grande São Paulo e cidadãos já comemoram com mais uma parada pra facilitar a rotina.
Portanto, de acordo com o portal Viatrolebus, o governador Tarcísio Freitas publicou um novo decreto mudando o nome atribuído à futura estação Vila Cardoso da Linha-6 Laranja do metrô, na zona norte paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi publicada nesta última terça-feira, 18 de junho de 2024, através do portal do Governo de São Paulo.
Desse modo, a parada passou a ser chamada de Estação Maristela. Apesar de não ter sido explicado os motivos da alteração, é de se imaginar que esteja associado ao bairro onde está localizada a parada, o Jardim Maristela.
A definição do nome de estações é uma tarefa realizada após um estudo de toponímia, que envolve pesquisar qual denominação tem mais significado para os usuários da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a nova está estação está atualmente em construção e será a penúltima parada da linha, antes de chegar na Brasilândia.
Conforme apurado pela Viatrolebus, suas obras estão em pouco mais de 27% dos trabalhos concluídos e está localizada na Estrada do Sabão, perto do Hospital Municipal da Brasilândia e receberá um terminal de ônibus integrado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto a Linha 6-Laranja como um todo, tem previsão de ser inaugurada parcialmente em 2026 e sua totalidade em 2027.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a linha contará com o total de 15 quilômetros de extensão, atendendo a população com 15 estações e integrando aos trens da Linha 7-Rubi da CPTM e da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade na Água Branca, além das linhas 1-Azul e 4-Amarela, prevendo transportar 630 mil pessoas por dia.
A construção está a cargo da Acciona, grupo espanhol que também vai operar a linha 6 através da concessionária Linha Universidades S.A. (Linha Uni) prevendo ligar a Brasilândia até São Joaquim em um trajeto de 23 minutos na média.
Quantas estações de Metrô existem em São Paulo?
De acordo com o portal da CPTM, a rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 104,4 km de extensão e 91 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente.