CONFIRA AGORA MESMO
Regras de 2024: Lista do INSS é atualizada e milhares de brasileiros têm direito a aposentadoria imediata
06/01/2024 às 11h02
Lista de doenças do INSS é atualizada e muitos podem se aposentar por invalidez em 2024
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sem sombra de dúvidas, é uma das autarquias mais vigiadas e amada pelos brasileiros. Acontece que o órgão é responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões, auxílios e demais benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As aposentadorias servida pelo INSS no Brasil desempenham um papel de fato muito importante no sistema de seguridade social do país. O que proporciona benefícios previdenciários aos trabalhadores que alcançam a idade de aposentadoria ou atendem aos requisitos de contribuição. Além de outros formas de aderir ao benefício.
E a partir do deste ano, quem contrair alguns tipos de doenças que o torne incapaz de continuar exercendo atividades profissionais, vai poder entrar com o pedido da aposentadoria por invalidez. Lembrando que essa modalidade é uma das que possuem as regras mais brandas, pois não existe a exigência de tempo mínimo de contribuição ou idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, ainda existe um período de carência da Previdência Social, que pode ser ignorado apenas em situações específicas. Assim, o pagamento do benefício é feito enquanto a condição da doença ou incapacidade durar. Por isso, a cada dois anos o INSS exige uma nova perícia médica.
O INSS vai conceder a aposentadoria por invalidez em 2024 para os trabalhadores que cumprirem com os critérios da carência. O ponto principal para alcançar esse benefício é ter na perícia médica a confirmação de que a doença física ou mental lhe tornou permanentemente incapaz de trabalhar. Além da comprovação de 12 meses de contribuições previdenciárias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito à aposentadoria imediata?
O INSS atualizou a lista das doenças que são direito a aposentadoria imediata. Com isso, neste ano os contribuintes devem ter acesso mais fácil a esse benefício previdenciário, podendo ignorar o período de carência exigido pela Previdência.
Veja quais são essas doenças:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Bonner para JN com antecipação do pagamento do INSS pra salvar beneficiários em 2024
● Governo Lula ciente: INSS libera R$22M em pagamento EXTRA para idosos 60+
- Tuberculose ativa;
- Hanseníase;
- Alienação mental;
- Esclerose múltipla;
- Hepatopatia grave;
- Neoplasia maligna (câncer);
- Cegueira ou visão monocular;
- Paralisia irreversível e incapacitante;
- Cardiopatia grave;
- Doença de Parkinson;
- Espondiloartrose anquilosante;
- Nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida (AIDS);
- Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
- Por fim, além das doenças, aquele que se acidentar dentro da empresa, ou por funções exercidas dentro da empresa, poderá também recorrer ao benefício imediatamente.
https://youtu.be/BybgEzK13LE?si=6YzkTHMygF39RDtq
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]