Aposentados e pensionistas do INSS terão uma novidade em relação a crédito consignado; entenda quais são os benefícios
Uma boa notícia atingiu aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Atualmente, alguns beneficiários terão condições mais brandas de crédito consignado nos bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Agência Brasil, por 14 votos a 1, o CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) aprovou o novo limite de juros, para acompanhar a Taxa Selic em 2023, em 11 de outubro. Foi o próprio Governo Federal quem propôs a redução dos juros.
Como os juros básicos da economia caíram de 13,25% para 12,75% no ano, os juros do crédito consignado também caíram. Agora, os bancos cobrarão 1,84% por mês para essas operações. Desde agosto, o número atingia 1,91% por mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o teto dos juros para o cartão de crédito consignado caiu de 2,83% para 2,73% ao mês. A justificativa para a redução foi o corte de 0,5 ponto percentual na Taxa Selic, autorizado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em setembro.
Apesar da aprovação, as instituições financeiras pediram que o conselho suspendesse o debate sobre os novos limites até a próxima reunião do Copom, que devem acontecer em 31 de outubro e 1º de novembro.
Em contrapartida, o CNPS, que tem muitos representantes do governo, dos aposentados, pensionistas e trabalhadores, aprovou a proposta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VALORES DOS JUROS PARA CRÉDITO CONSIGNADO DO INSS
De acordo com o Banco Central, o Banco do Nordeste cobra 1,91% ao mês; o Banco da Amazônia cobra 1,9%; e o Banco do Brasil, 1,86% ao mês. A Caixa, por sua vez, cobra menos que o futuro teto: 1,74%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO CONSULTAR TAXAS DE CRÉDITO CONSIGNADO DO INSS?
Para ter informações sobre consignado, é necessário entrar no site ou no aplicativo meu.inss. O portal oferece opções de agendamentos, consultas e simulações.