INSS informou mudanças para aumentar segurança de beneficiários
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), surpreendeu a todos com decisão a respeito de nova função de segurança. Através do site do Governo, a instituição comentou a nova mudança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através do site, o INSS informou que agora confirmará identidade por reconhecimento facial. “Novidade que trará mais segurança para os cidadãos: a comprovação da vivacidade (verificação de que é o segurado mesmo e não um retrato) por meio de reconhecimento facial nos serviços “Alterar Local ou Forma de Pagamento” e “Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”, informou o órgão.
Para acessar os novos serviços, basta entrar no Meu INSS, seja pelo site oficial, ou pelo aplicativo para celular. Após acessar um deles, você vai procurar ‘Novo Pedido’ e selecionar o serviço desejado.
A ideia do INSS é focar em levar mais segurança para o beneficiário e evitar possíveis golpes de bandidos, uma vez que muitos criminosos se aproveitam da fragilidade e falta de conhecimentos das pessoas para roubar seus pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A GRANDE MUDANÇA PARA NOVOS BENEFICIÁRIOS?
Acontece que as regras para acesso ao auxílio-doença foram simplificadas, conforme exposto pelo Metrópoles. Agora é necessário enviar apenas a documentação solicitada pelo INSS e dispensa a perícia médica federal. As perícias tornavam o processo mais demorado e ocasionava mais pessoas na espera.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Somando-se a isso, o prazo máximo da concessão via sistema Atestmed será de 180 dias. Ainda foi informado que os auxílios concedidos com relação à incapacidade por conta de acidentes exigirão apenas a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os documentos solicitados para dar entrada no auxílio-doença do INSS pode ser enviada por meio de site, aplicativo (Android e iOS) do Meu INSS ou pelo canal gratuito de ligações, o 135. Mais detalhes, podem ser consultados na portaria publicada pelo Ministério da Previdência Social (MPS) no último dia (21).