Nova montadora, chega ao país marcando território prometendo deixar a concorrência para trás …
E uma forte montadora, que está aos poucos chegando no Brasil, está surgindo como grande ameaça para as demais concorrentes como a Renault, Toyota, Hyundai, entre outras
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Ainda em negociação para substituir a Ford em sua fábrica desativada localizada na região de Camaçari (BA), a montadora chinesa BYD está avançando cada vez mais para marcar território no Brasil se tornando uma relevante montadora no mercado nacional.
Vale mencionar que a mesma adquiriu uma unidade produtiva recente, o que abriu caminho para a produção local de modelos que atualmente chegam importados, elevando a marca BYD a um novo patamar.
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Sonho de consumo
Acrônimo para “Build Your Dreams” (construa seus sonhos), a BYD chegou ao Brasil em 2015. O investimento inicial da empresa foi na implantação de uma fábrica de ônibus em Campinas, no interior de São Paulo.
Segundo o portal Garagem 360, a montadora de origem chinesa produz veículos leves sobre pneus (VLPs), que são grandes ônibus articulados que circulam por ruas pavimentadas, à semelhança do que o VLT faz sobre trilhos.
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Mas ao que se refere a carros de passeio, tudo indica que a a estratégia da BYD é ir conquistando o território brasileiro aos poucos.
O primeiro modelo foi apresentado ao público brasileiro em novembro do ano de 2021, o SUV Tan EV(100% elétrico), que passou a ser comercializado em março seguinte por meio do site da montadora.
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A primeira concessionária da marca foi aberta no início em maio do ano de 2022, em São Paulo, ao mesmo tempo que a marca apresentava novos modelos de carros elétricos e híbridos.
A partir de então, já tendo percebido uma boa receptividade do público brasileiro, a BYD acelerou o processo. A marca encerrou 2022 com 45 concessionárias abertas em cidades de diversos Estados, com planejamento para chegar a 100 ao final deste ano.
Ainda de acordo com o portal Garagem 360, a nacionalização da frota é um passo fundamental para a sua expansão no país. Sendo assim, o empenho em aquisição da fábrica baiana da Ford está a todo o vapor.
As negociações estão se arrastando já há três anos, Quando estava a um passo de concluir, a transação voltou a a “emperrar” novamente, no início do mês passado.
Para destravar essas negociações, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), juntou-se a executivos da BYD na comitiva do governo federal que está em missão comercial na China.
E, ao que tudo indica, a aquisição da fábrica da Ford pela BYD será anunciada a qualquer momento nos próximos dias.
Quais serão os impactos no mercado automobilístico nacional?
Com a aquisição, a montadora chinesa fará um investimento de R$ 3 bilhões na produção de carros elétricos e híbridos no Brasil, com a promessa de gerar pelo menos 1.200 empregos diretos, o que justifica o empenho do governo baiano.
O foco inicial de produção em Camaçari serão os carros híbridos movidos a etanol, em razão do preço mais baixo e da menor necessidade de infraestrutura para recarga, sem perder a característica de baixas emissões de carbono.
Segundo o portal CNN, a assessoria do governo baiano informou que a expectativa é de que o complexo industrial da BYD inicie a produção de veículos no segundo semestre de 2024.
Após tudo se confirmando, os primeiros modelos fabricados no Brasil pela BYD poderão ser o Song Plus DM-i, o SUV híbrido plug-in que, em sua versão importada, já é o mais barato da categoria – R$ 269.990, contra R$ 347.300 do Jeep Compassa 4xe.
Além do compacto Dolphin, modelo de entrada da linha BYD, que ainda não é vendido por aqui. A concorrência que se cuide, pois a BYD promete chegar com tudo!