Nova novela das nove tem cidade cenográfica de 10.000m² reciclada e em forma de arena

Fazenda de Grotas - Casa de Afrânio (Rodrigo Santoro) - Ilha de Cajaíba

Fazenda de Grotas - Casa de Afrânio (Rodrigo Santoro) - Ilha de Cajaíba

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Humberto Magnani em cena de “Velho Chico”
(Foto: Globo/Caiuá Franco)

O conceito da cenografia de “Velho Chico” está no encontro da história dos lugares, de pessoas, do nosso país. Mais do que criar cenários simplesmente, a equipe tem como foco a conservação e restauração da memória das construções. “Toda a arquitetura das locações no Nordeste está sendo resgatada, preservando a essência de cada espaço utilizado”, exemplifica Danielly Ramos, que assina a cenografia com Keller Veiga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para conseguir produzir todos os cenários externos, a equipe contou com mão de obra local no Nordeste, o que corroborou para um olhar ainda mais regional e alinhado com o texto e a história de “Velho Chico”. A assistente Mariana Villas Boas, que ficou responsável pelo processo de restauração da fazenda Piatã, de capitão Rosa (Rodrigo Lombardi), explica que a seleção dos profissionais para a construção deste cenário foi feita na própria cidade onde a novela está gravando. “Em um mês a obra foi finalizada. Descobri uma foto antiga da casa que havia por lá e tentamos resgatar aquela memória. Vimos que tinha até uma plantação de milho. Por isso, plantamos Palmas no local”, conta.

Fazenda de Grotas – Casa de Afrânio (Rodrigo Santoro) – Ilha de Cajaíba
(Foto: Globo/Caiuá Franco)

Além deste olhar regional, a cenografia da novela é norteada por um conceito de reaproveitamento. Grande parte do material utilizado para a construção da cidade cenográfica de “Velho Chico” veio de outros cenários já existentes no Projac. “Aproveitamos azulejos, portas, janelas e até fios e cimento. Foi um trabalho de restauro do que viveu”, acredita Danielly. Com 10.000m² e construída em forma de arena (com 360º), a cidade tem 73 construções, todas com micro interiores e espaços multiuso. Os 12 ambientes principais desta cidade fictícia têm total acabamento interno, com móveis e adornos produzidos pela equipe de  produção de arte. “Trouxemos, por exemplo, parte do nosso paisagismo e pau do mato – para telhados e cercas –  do Nordeste. Isso enriqueceu muito o resultado”, exemplifica Danielly.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casa de Afrânio (Rodrigo Santoro) – Ilha de Cajaíba
(Foto: Globo/Caiuá Franco)

No estúdio, há um cenário que ficará fixo – uma parte da casa do coronel Afrânio (Rodrigo Santoro/ Antônio Fagundes). “Teremos alguns cômodos da fazenda de Grotas: o escritório, a cozinha, a capela, a sala de estar principal e a sala de jantar”, descreve Keller Veiga. Um outro grande ambiente, o da fazenda Piatã, foi construído em um anexo da cidade cenográfica. O que foi utilizado de cenografia nesta locação, em Alagoas, está sendo transportado para a cidade cenográfica, no Rio de Janeiro. “Como são duas fases é importante que a gente trabalhe com os mesmos materiais”,  explica Danielly.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sertão de Alagoas – Eulália (Fabiula Nascimento)
(Foto: Globo/Caiuá Franco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Velho Chico” é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Sair da versão mobile