Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

CONFIRA

“Sem idade mínima”: Novas regras da aposentadoria estão em vigor no INSS com VITÓRIA pros 45+ encherem os bolsos

11/06/2024 às 23h33

Por: Larissa Caixeta

Novas regras vigoram no INSS com ótimas notícias aos 45+ com fim da idade mínima para se aposentar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo o responsável pelo repasse das aposentadorias e pensões dos brasileiros. E agora em 2024, a autarquia chegou com importantes modificações nas regras de aposentadoria por idade mínima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, essas alterações visam melhor adaptar a política de seguridade social às novas realidades do país. Sendo assim, conforme o portal ‘O Antagonista’, uma da principais mudanças chega sobre a atualização no cálculo da aposentadoria por contribuição, com a fórmula 86/96.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com essa fórmula, é possível que cidadãos possam solicitar a aposentadoria sem critério de idade mínima, sendo para mulheres o exigido no mínimo 30 anos de contribuição e homens com 35 anos, tornando o acesso ao benefício mais fácil para quem tem um longo histórico de trabalho, fazendo com que essas pessoas descansem mais cedo de suas atividades.

INSS
Aposentadoria por contribuição tem tabela atualizada em 2024 (Foto: Divulgação/Internet)

Sendo uma grande vitória para as pessoas com 45+, principalmente as mulheres. No entanto, vale mencionar que, elas só conseguirão se aposentar sem idade mínima se tiverem começado a contribuir com 18 anos. Assim, se a mulher que se encaixa nessa regra começou com 18 e contribuiu por 30 anos, aos 48 ela pode dar entrada na aposentadoria pela fórmula 86/96.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale mencionar que para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição não há idade mínima, mas sim, período mínimo de contribuições, como já mencionado anteriormente. O mesmo para os homens, no entanto, sendo possível somente para os 50+, somando os 35 anos de contribuição, a idade, caso resulte em 96, o cidadão poderá ter sua aposentadoria concedida, sem idade mínima exigida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previdência Social - INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)
Previdência Social – INSS (Foto: Reprodução -VestibulandoWeb)

Mais mudanças

Além dessa mudança importantíssima, houve também alteração no quesito da aposentadoria por idade, sendo que agora a cada ano, aumenta 6 meses, sendo progressiva a idade para a solicitação do benefício. Sendo neste ano 63 anos e meio para os homens e 58 anos e meio para as mulheres, no próximo ano, aumentando 6 meses na idade e assim sucessivamente.

Como solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição?

Para solicitar o benefício basta seguir o passo a passo abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Entre no Meu INSS;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “Aposentadoria por tempo”;
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício.
Dá para conferir todas as informações através do Meu INSS (Reprodução: INSS/Divulgação)
Dá para conferir todas as informações através do Meu INSS (Reprodução: INSS/Divulgação)

Quando o INSS foi fundado?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Segundo o portal ‘O Globo’, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo o pagamento da Previdência neste ano de 2024.

🚨 Vai desistir? Raquel usa tática de Davi + Ana Furtado detona a Globo + Mãe da Deolane liberada da cadeia?  

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.