Nova regra do INSS para aposentados receberem acima de mil reais
O INSS, popularmente falando, se trata de uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nesta quarta-feira (8), vocês irão conferir tudo sobre a nova regra do INSS que está em vigor simplesmente convocando aposentados pra receber acima de R$ 1 mil e a notícia cai como um verdadeiro presente. As informações são do portal FDR.
Conforme a fonte, tendo como principal objetivo evitar bloqueios e suspensões no benefício, o INSS convocou todos os idosos nascidos em maio para a renovação cadastral, conhecida popularmente como “Prova de vida”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a famosa prova de vida se trata de um processo do INSS para garantir que os beneficiários da Previdência Social continuem recebendo os seus salários através de aposentadorias, pensões e auxílios corretamente.
Sendo assim, desde o início deste ano de 2024 o INSS está emitindo avisos para aqueles aposentados que não conseguiram ter a prova de vida por meio dos dados online ou em outras instituições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como todos sabem, o INSS paga aos seus segurados o valor do salário mínimo vigente no Brasil, que atualmente é de 1412,00. Assim, a prova de vida é de extrema importância para que os cidadãos continuem recebendo seus respectivos benefícios sem precisar lidar com nenhum problema.
Em suma, a prova de vida serve para verificar se os beneficiários estão vivos com o cruzamento de dados da própria base com outras bases de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e até privados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como pode ser feita a prova de vida atualmente?
A saber, a renovação pode ser feita online através do site e aplicativo do Meu INSS. Veja o passo a passo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o app ou site Meu INSS;
- Faça o login;
- Digite “Prova de vida” e selecione a opção;
- Depois, clique em “Iniciar prova de vida”;
- Depois de finalizar todas as etapas, é só voltar ao Meu INSS e conferir se o status foi atualizado. Caso necessário, repita o procedimento.
Veja como fazer pelo GOV.BR:
- Acesse o aplicativo;
- Caso ainda não possua sua conta, crie uma;
- Na tela inicial, clique em “Serviços”, escolha “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”;
- Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador
Assim, o INSS já convocou 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para fazer a prova de vida anual.
“Elas se enquadram nos casos em que o INSS não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrar o beneficiário em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada”, disse o INSS.
Por fim, ressaltamos que, caso você ainda não tenha feito a sua prova de vida, a medida segue em vigor atualmente. Basta seguir o passo a passo detalhado acima.