Oficial
Agora é oficial: Nova regra do INSS acaba de entrar em vigor e dá FIM em exigência para se aposentar
06/11/2023 às 17h27
Nova regra do instituto dá fim em exigência para se aposentar
O responsável pela aposentadoria e benefícios de muitos assegurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) eliminou importante regra para se aposentar, o que deve deixar beneficiários atentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O benefício que foi muito bem vindo para trabalhadores que sofriam acidente ou doença e ficavam impossibilitados de continuar atuando em tal função agora recebe fim de exigência antes obrigatória.
Os trabalhadores que estão incapacitados para o exercício de sua atividade por doença ou acidente, é referido como aposentadoria por invalidez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O amparo pela aposentadoria por invalidez agora é um processo menos burocrático, o INSS simplificou isso e agora, os interessados podem dar início ao pedido por meio de uma série de canais acessíveis.
QUAL A REFORMULAÇÃO DO INSS?
Segundo informações do site Rede Jornal Contábil, inicialmente, o solicitante deve fazer uso da plataforma digital do INSS ou do aplicativo móvel, a inovação busca facilitar o acesso aos serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após entrar no sistema, é necessário selecionar “Novo requerimento” e, em sequência, localizar e escolher a opção correspondente à “Aposentadoria por invalidez”.
Além do meio digital, existe a alternativa de meio telefônico, discando o número 135, onde o cidadão pode tanto agendar a perícia quanto iniciar o requerimento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, descanso só aos 60: Como se aposentar antes dos 50 em 2025 sem depender da idade mínima do INSS
● Nada de esperar os 60: Aposentadoria especial do INSS é garantida a trabalhadores aos 58 em 2 passos
● Nada de esperar os 60: Como se aposentar antes dos 50 pelo INSS em 2 passos simples
Ainda assim, para os que tem preferência é possível fazer todo processo presencialmente nas agências do INSS.
Para receber os benefícios é necessário além do laudo de perícia médica, contribuição de no mínimo 12 meses para o INSS e toda documentação obrigatória.
O valor da aposentadoria, atrelado ao piso salarial vigente, que atualmente se situa na casa de R$ 1.320 é de muita utilidade para trabalhadores incapacitados.
Essa reforma nos procedimentos por meio digital deixa claro o avanço na acessibilidade aos direitos previdenciários reforçando a missão do INSS de prover suporte aos cidadãos em momentos de vulnerabilidade.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]