importante
Os dias estão contados: Nova regra do PIX é anunciada no Banco Central com paralisação crucial nos bancos
10/04/2024 às 15h00
Banco Central tem nova regra do Pix anunciada
O Pix, como é de conhecimento de todos, se trata de um meio de pagamento oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, que funciona 24 horas, ininterruptamente, sendo o mais recente meio de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, uma nova regra do Pix acaba de ser anunciada no Banco Central com paralisação crucial nos bancos e vocês ficam sabendo de todos os detalhes sobre o assunto nesta quarta-feira (10).
De acordo com informações do portal Terra, um aumento no número de transações via Pix de valores mínimos, como R$ 0,01, acabou chamando a atenção das autoridades financeiras e especialistas do setor. De acordo com os dados do Banco Central, foram 35,3 milhões de transações do tipo em 2023, representando um crescimento significativo de 43% em relação ao ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações dão conta de que muitas dessas transferências tem como finalidade a troca de mensagens e este volume pode causar impactos na eficiência do sistema. Sendo assim, diante disso, algumas medidas podem ser tomadas pelas instituições, entre elas, a redução da velocidade para determinados usuários.
“As instituições têm ferramentas que permitem o monitoramento em tempo real. No caso de mau uso da plataforma para fazer transações de centavos ou memes, os provedores de serviços financeiros contam com recursos e analítica de dados para mapear tais transações e ajustar a velocidade de processamento ao perfil do usuário. Assim, um usuário com um perfil que deteriora o processamento por práticas não adequadas pode ser selecionado para uma velocidade de processamento mais baixa”, disse o especialista em tecnologia bancária, Luis Fernando Maluf, consultor da DataRain.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o especialista, é muito importante garantir a escalabilidade e resiliência do ambiente para lidar com o aumento contínuo da demanda por transações instantâneas e com isso evitar travamentos e panes no sistema.
“A elasticidade e escalabilidade oferecidas pela nuvem são fundamentais para lidar com flutuações repentinas na demanda, mas mesmo assim, transferências constantes de valores mínimos podem afetar a velocidade de processamento”, pontua.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
Ainda de acordo com Maluf, a implantação de moedas virtuais, como os Central Bank Digital Currencies (CBDCs), devem revolucionar ainda mais o sistema de pagamentos.
“O volume de operações tokenizadas deve crescer exponencialmente nos próximos cinco anos, com transações transfronteiriças migrando para CBDCs devido à sua interoperabilidade e automação superiores em comparação com os sistemas atuais. Para se ter uma ideia, a expectativa é que o Real Digtal (DREX) alcance 300 milhões de transações por dia – e temos tecnologia para isso”, prevê.
Quando o pix foi fundado?
“A tokenização, smart contracts e CBDCs têm o potencial de criar uma ampla gama de novos serviços financeiros, permitindo que as instituições conquistem novos clientes e mercados em uma era cada vez mais digitalizada e com operações cada vez mais ágeis”, finalizou.
Ou seja, em suma, diante de todas as informações divulgadas a respeito do Pix, a paralisação em questão seria a velocidade reduzida propositalmente para quem faz pix de centavos, ou seja, com o principal objetivo de desencorajar essa prática que vem chamando a atenção das autoridades.
A marca Pix foi lançada em 19 de fevereiro de 2020 pelo BACEN, junto a material informativo para a população.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: