NOVIDADES!

Adeus ao IPVA: Condutores em festa com nova regra e mais de 30 motivos para ficar isento do imposto em 2024

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

IPVA e carteira de motorista (Foto: Reprodução - Avaaz)

O ano novo ainda nem chegou, mas muita gente já está se preparando para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2024

Quem achou que ano que vem pagaria um imposto reduzido, tendo em vista a alta que já ocorreu na transição de 2022 para 2023 se enganou, já que a previsão é de uma nova alta no tributo. Dessa forma, pensando nos impactos do IPVA no ano que vem, hoje vamos apresentar uma questão importantes quanto a isenção do imposto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja pela idade do carro, ou por algum tipo de doença, saiba que é possível em muitos casos garantir a isenção do IPVA no ano que vem, o que trará um grande alívio financeiro no início do ano.

O ano de fabricação também poderá garantir a isenção do seu veículo em 2024. No entanto, no caso do ano de fabricação, saiba que cada Estado determina sua própria norma para isenção do imposto, tendo em vista que o mesmo se trata de uma arrecadação Estadual e cada região define os seus critérios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pagamento do IPVA (Foto: Reprodução, Terra)

Somado a isso, caso o motorista consiga comprovar alguma das doenças listadas a seguir, será possível conseguir a isenção do IPVA para isto. Lembre-se que será preciso obter um laudo médico emitido pela clínica credenciada ao Detran do seu Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as doenças a seguir:

  1. Amputações;
  2. Artrite Reumatoide;
  3. Artrodese;
  4. Artrose;
  5. AVC;
  6. AVE (Acidente Vascular Encefálico);
  7. Autismo;
  8. Alguns tipos de câncer;
  9. Doenças Degenerativas;
  10. Deficiência Visual;
  11. Deficiência Mental;
  12. Doenças Neurológicas;
  13. Encurtamento de membros e más formações;
  14. Esclerose Múltipla;
  15. Escoliose Acentuada;
  16. Lesão por esforço repetitivo (LER);
  17. Linfomas;
  18. Lesões com sequelas físicas;
  19. Manguito rotador;
  20. Mastectomia (retirada de mama);
  21. Nanismo (baixa estatura);
  22. Neuropatias diabéticas;
  23. Paralisia Cerebral;
  24. Paraplegia;
  25. Parkinson;
  26. Poliomielite;
  27. Próteses internas e externas, exemplo: joelho, quadril, coluna, etc.;
  28. Problemas na coluna;
  29. Quadrantomia (Relacionada a câncer de mama);
  30. Renal Crônico com uso de (fístula);
  31. Síndrome do Túnel do Carpo;
  32. Talidomida;
  33. Tendinite Crônica;
  34. Tetraparesia;
  35. Tetraplegia.

IPVA (Foto: Reprodução, Terra)

Como pagar o IPVA atrasado?

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado pode variar de acordo com as regras e procedimentos estabelecidos pelo estado brasileiro em que o veículo está registrado. Aqui estão algumas diretrizes gerais que podem ser aplicadas:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1. Acesse o Site do Detran do seu Estado:
Visite o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado onde o veículo está registrado. Cada estado tem um site específico para esses serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2.Consulte as Informações sobre o IPVA:
Procure por informações relacionadas ao IPVA, incluindo a opção de pagamento de débitos atrasados.

3. Emissão de DAE (Documento de Arrecadação):
Geralmente, nos sites dos Detrans, você pode gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) referente ao IPVA em atraso. Esse documento é necessário para efetuar o pagamento.

4. Escolha uma Forma de Pagamento:
O DAE geralmente apresentará opções de pagamento, que podem incluir pagamento em agências bancárias autorizadas, casas lotéricas, caixas eletrônicos ou pela internet, dependendo das facilidades oferecidas pelo Detran do seu estado.

5.Calcule os Acréscimos:
Esteja ciente de que o pagamento do IPVA em atraso geralmente incorre em multas e juros. Certifique-se de calcular corretamente esses acréscimos para evitar surpresas.

6. Regularize a Situação do Veículo:
Após o pagamento, verifique se o status do veículo é atualizado nos sistemas do Detran. O não pagamento do IPVA pode resultar em restrições, como a impossibilidade de fazer o licenciamento do veículo.

7. Atenção aos Prazos:
Esteja ciente dos prazos estabelecidos pelo Detran para evitar novos acréscimos e complicações.

Lembre-se de que as informações específicas e os procedimentos exatos podem variar entre os estados brasileiros, portanto, é fundamental consultar o Detran local para obter orientações precisas sobre como pagar o IPVA atrasado no seu estado.

As informações foram retiradas do site Jusbrasil.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile