Uma nova regra isenta um grupo de pessoas do pagamento do IPVA de 2024
Uma nova regra exclusiva é lançada para dar fim em definitivo da cobrando do IPVA em 2024 e milhões de brasileiros podem solicitar e você precisa ficar atento aos 4 passos necessários a serem dados para esse feito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o final do ano de aproximando, todos já ficam imaginando a chegada dos impostos, que vem para acrescentar nos gastos, junto com aqueles que já são da rotina dos cidadãos, e evitar de pagar um deles já gera um grande conforto no bolso.
De acordo com o portal ‘FDR’, uma nova regra foi implementada e um grupo de pessoas terão o direito de não pagar o IPVA em 2024, e apesar de variar de acordo com cada estado, esse grupo é atendido em praticamente todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores possui algumas regras, como por exemplo o tempo de fabricação do automóvel, mas também há alguns requisitos que os motoristas que se enquadram ficam livres do pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, em boa parte do país, as pessoas com alguns tipos de deficiência vão contar com a isenção do IPVA em 2024, segue abaixo a lista de doenças que se enquadram nesses requisitos:
- Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Acidente Vascular Encefálico (AVE);
- Artrose, artrodese, artrite reumatoide;
- Bursite, tendinite graves;
- Alguns tipos de câncer;
- Doenças degenerativas e neurológicas;
- Doença de Paget em estados graves;
- Escoliose acentuada, hérnia de disco;
- Deformidades congênitas ou adquiridas;
- Encurtamento de membros e más-formações;
- Lesão por esforço repetitivo (LER);
- Lesões com sequelas físicas;
- Paralisia, paraplegia;
- Tetraparesia, tetraplegia, Parkinson;
- Transtorno do espectro autista (TEA);
- Quadrantectomia relacionada ao câncer de mama;
- Problema renal crônico com uso de fístula;
- Síndrome do túnel do carpo, tendinite crônica;
- Neoplasias malignas, diabéticas e linfomas;
- Manguito rotador, mastectomia, nanismo;
- Poliomielite, esclerose múltipla e amputações.
Caso você se enquadre em algumas dessas doenças, basta seguir 4 passos para solicitar a isenção do IPVA 2024, se atentando com o prazo para realizar essa solicitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Basta acessar o portal da Secretaria de Fazenda do estado em que mora, procurar o IPVA e logo em seguida Isenção, verificar se está dentro do prazo e encaminhar os documentos necessários. Então basta aguardar a resposta confirmando o pedido.
Quando o IPVA deve ser pago?
De acordo com o portal ‘Folha de S. Paulo’, o IPVA 2024 vai começar a vencer no dia 11 de janeiro, na cidade paulista, mas o calendário varia de acordo com cada estado.