Os trabalhadores que querem a tão sonhada aposentadoria precisam se atentar as regras do INSS. Aliás, várias mudanças ocorreram com a Reforma da Previdência.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável não apenas por aposentadorias, mas também pelo pagamento de benefícios. Por falar no assunto, todo trabalhador sonha com a aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que as regras para garantir o benefício mudaram com a Reforma da Previdência de 2019. Isso porque tivemos algumas atualizações significativas e que precisam de destaque.
Isso porque essas alterações impactam diretamente a vida de milhões de brasileiros que planejam se aposentar e buscam entender como garantir o direito ao benefício garantido pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nessa matéria, por exemplo, citaremos algumas mudanças significativas. Entre elas, o aumento gradual da idade mínima para a aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres.
Regras da aposentadoria
- Todo trabalhador sonha com a aposentadoria;
- Mas, as regras mudaram com a reforma da previdência;
- Tem a regra da aposentadoria sem idade mínima e muitas outras;
- Por isso, fique atento pra saber seus direitos.
Atualmente, a idade mínima para se aposentar por idade é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. No entanto, esses números devem mudar muito até 2033. Por isso, fique atento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal FDR, o tempo de contribuição também é um fator crucial para garantir o direito à aposentadoria. Aliás, é necessário comprovar um mínimo de 15 anos de contribuição.
Principais mudanças da Reforma da Previdência
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Aposentadoria sem idade mínima: trabalhadores com um longo histórico de contribuição podem se aposentar sem atingir a idade mínima. Mulheres com 30 anos de contribuição e homens com 35 anos já podem solicitar a aposentadoria, independentemente da idade;
- Aposentadoria especial: trabalhadores que atuam em condições insalubres ou perigosas podem se aposentar mais cedo, com base no tempo de exposição a esses agentes nocivos;
- Regras de transição: para quem estava próximo de se aposentar quando as novas regras entraram em vigor, foram criadas regras de transição que permitem a aposentadoria com condições mais flexíveis.
Considerações finais
A aposentadoria é a grande meta de todo trabalhar de carteira assinada (CLTs). Entretanto, a Reforma da Previdência Social de 2019 trouxe algumas mudanças importantes no INSS. Nessa matéria, por exemplo, detalhamos este assunto para sanar as principais dúvidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como garantir a aposentadoria em 5 passos?
- Entrar no sistema do órgão, acessando o ‘Meu INSS’, via aplicativo ou site;
- Após fazer o login, procure a opção ‘Novo Pedido’, e selecione. Indo até a opção “aposentadoria e CTC e Pecúlio”, após entrar, selecione a modalidade da aposentadoria que deseja solicitar; *vale dizer que, para a modalidade da aposentadoria especial, não existe opção, sendo assim, tendo que selecionar a modalidade de tempo de contribuição
- Atualize todos os seus dados cadastrais, clicando na opção ‘atualizar’, confira seus dados e depois finalize clicando em ‘avançar’;
- Após o avanço, indique se está fazendo apenas uma simulação ou se realmente deseja solicitar a avaliação de um pedido de aposentadoria, sendo o requerimento, clique em ‘avançar’;
- Por fim, responda todos os questionários e atualizações solicitadas pelo site e confira se está tudo correto. Assim, aparecerá uma caixa de confirmação de veracidade de dados que deve ser preenchida corretamente.
Veja também mais matérias sobre o INSS clicando aqui.