SAIBA TUDO!
CLT em êxtase: Jornal da Globo confirma norma trabalhista para salvar brasileiros com 3 dias de folga por semana em 2025
08/01/2025 às 20h15
Uma pesquisa nas empresas provou que dar período maior de descanso aos funcionários aumenta a produtividade
Enquanto ainda se debate sobre o fim da escala 6×1 na CLT, um instituto realizou um levantamento com 21 contratantes nacionais, provando que, de fato, as folgas são fundamentais para o melhor funcionamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o G1, da Globo, em abril do ano passado, as empresas deram início a um experimento que garante aos trabalhadores uma carga horária reduzida, mas ganhando o mesmo salário. Ao todo, são 4 dias de expediente e 3 de folga, superando as expectativas, válidas também para 2025.
Para quem não ficou sabendo, o projeto teve desenvolvimento pela 4 Day Week Brazil, que é uma organização sem fins lucrativos que faz pesquisas sobre o setor trabalhista ao redor do mundo. Como resposta, houve melhorias no comportamento e na produtividade dos funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após 3 meses de testes, a pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, a FGV, em parceria com o Boston College, pontuou os dados levantados. O balanço parcial constatou que 61,5% das empresas notaram avanço na execução de projetos e 58,5% viu mais criatividade na realização das tarefas.
Além disso, cerca de 58% dos funcionários afirmaram que passaram a conciliar melhor a vida pessoal e a profissional, após as folgas concedidas. Houve também redução nos problemas de indisposição, insônia, estresse no trabalho, entre outras coisas, constantemente denunciadas pelos colaboradores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, sobre o que dizem as regras da CLT?
- Salário mínimo
- Abono de férias
- Licença-maternidade e paternidade
- Seguro-Desemprego
- FGTS
- Vale-transporte
- Hora extra
- Valores adicionais noturnos
- Escala de trabalho
- Entre outros
Conclusão
Vale ressaltar que já existem discussões em andamento, como o fim do expediente durante 6 dias por semana, levantado pela deputada federal Erika Hilton, do PSol. Entre as questões apontadas, aparecem o bem-estar e qualidade de vida no mercado de trabalho.
Com uma possível mudança na CLT, assim como apontou a outra pesquisa, surgiria mais equilíbrio entre a rotina profissional e pessoal, maior foco na saúde e nas relações familiares, além de maiores possibilidades para aprimorar as qualificações. Por enquanto, os novos temas ainda estão em discussão para serem incluídos na agenda.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tchau, R$1518: Lei trabalhista em vigor em 2025 confirma 2 atitudes que estão reduzindo o salário de CLTs
● Reajuste no salário, folga EXTRA e saque do FGTS: Lei trabalhista em vigor traz 3 vitórias a CLTs em 2025
● Lula ciente: 3 viradas na jornada de trabalho armam FIM da escala 6×1 pra salvar trabalhadores em 2025
+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre as leis que envolvem os trabalhadores brasileiros!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]