SAIBA TUDO!

CLT em êxtase: Jornal da Globo confirma norma trabalhista para salvar brasileiros com 3 dias de folga por semana em 2025

CLT

Veja possibilidades sobre a CLT (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa nas empresas provou que dar período maior de descanso aos funcionários aumenta a produtividade

Enquanto ainda se debate sobre o fim da escala 6×1 na CLT, um instituto realizou um levantamento com 21 contratantes nacionais, provando que, de fato, as folgas são fundamentais para o melhor funcionamento.

Segundo o G1, da Globo, em abril do ano passado, as empresas deram início a um experimento que garante aos trabalhadores uma carga horária reduzida, mas ganhando o mesmo salário. Ao todo, são 4 dias de expediente e 3 de folga, superando as expectativas, válidas também para 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não ficou sabendo, o projeto teve desenvolvimento pela 4 Day Week Brazil, que é uma organização sem fins lucrativos que faz pesquisas sobre o setor trabalhista ao redor do mundo. Como resposta, houve melhorias no comportamento e na produtividade dos funcionários.

Após 3 meses de testes, a pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, a FGV, em parceria com o Boston College, pontuou os dados levantados. O balanço parcial constatou que 61,5% das empresas notaram avanço na execução de projetos e 58,5% viu mais criatividade na realização das tarefas.

Além disso, cerca de 58% dos funcionários afirmaram que passaram a conciliar melhor a vida pessoal e a profissional, após as folgas concedidas. Houve também redução nos problemas de indisposição, insônia, estresse no trabalho, entre outras coisas, constantemente denunciadas pelos colaboradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns trabalhadores CLT ganham 3 dias de folga na semana, provando que a norma pode aumentar produtividade nas empresas (Foto: Agência Brasil)

Afinal, sobre o que dizem as regras da CLT?

Deputada Erika Hilton ressaltou importância de se ter mais de uma folga durante a semana e pediu por revisão na CLT do Brasil (Foto: Zeca Ribeiro)

Conclusão

Vale ressaltar que já existem discussões em andamento, como o fim do expediente durante 6 dias por semana, levantado pela deputada federal Erika Hilton, do PSol. Entre as questões apontadas, aparecem o bem-estar e qualidade de vida no mercado de trabalho.

Com uma possível mudança na CLT, assim como apontou a outra pesquisa, surgiria mais equilíbrio entre a rotina profissional e pessoal, maior foco na saúde e nas relações familiares, além de maiores possibilidades para aprimorar as qualificações. Por enquanto, os novos temas ainda estão em discussão para serem incluídos na agenda.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Aliás, veja ainda outras notícias sobre as leis que envolvem os trabalhadores brasileiros!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile