Coisa boa
Nova tabela de contribuição do INSS em VIGOR: Milhares de CPF’s com 55, 56 e 57+ tem aposentadoria antecipada
07/05/2024 às 17h52
Chegada de aposentadoria antecipada pega milhares de CPFs de surpresa
Uma nova tabela de contribuição do INSS chega em vigor para milhares de CPFs no Brasil e pessoas com 55, 56, 57 e mais podem ter aposentadoria antecipada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a regra de contribuição desde a aprovação da reforma da previdência fez com que as pessoas com menos idade começassem a sonhar em se aposentar mais cedo pelo INSS.
Segundo informações do portal Benefícios Hoje, para garantir a aposentadoria pelo INSS no Brasil, é necessário cumprir uma série de critérios, como o tempo de contribuição ao órgão previdenciário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o INSS tomou uma decisão que alterou esses critérios, tornando possível a concessão da aposentadoria especial a partir dos 55 anos de idade.
A aposentadoria especial pode ser concedida com idades mínimas de 55, 58 e 60 anos para aqueles que ingressaram no mercado de trabalho após a reforma de 2019 e acumularam 15, 20 ou 25 anos de contribuição, respectivamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para os trabalhadores que já estavam no mercado antes da reforma, existe uma regra de transição com base em uma pontuação mínima, sendo necessário alcançar 66, 76 ou 86 pontos, dependendo do grau de exposição da atividade, da idade e do tempo de contribuição ao INSS.
Para se qualificar para a aposentadoria especial, o trabalhador deve estar envolvido em atividades que representem risco à saúde, como aquelas expostas ao sistema elétrico de alta voltagem ou à exploração mineral em locais subterrâneos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado sobre o 13º salário do INSS a aposentados em 2025 chega voando a idosos 60+ em dezembro
● Adeus R$ 1.412: Benefício extra do INSS chega em janeiro com valor acima do esperado aos 65+
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
Quanto ao processo de solicitação da aposentadoria, é necessário reunir uma série de documentos, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, entre outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.
Em seguida, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo “Meu INSS” para realizar sua solicitação.
O QUE É O INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]