Nova testemunha acusa a Globo de pagar propina por direitos de transmissão no futebol

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Globo, Marín e Del Nero: unidos pela propina, segundo delator (Foto: Reprodução)

Globo, Marín e Del Nero: unidos pela propina, segundo delator (Foto: Reprodução)

A situação da Globo perante a justiça internacional vem ficando complicada nas últimas semanas. Isso porque o canal vem sendo acusado por executivos de pagar propina em troca de direitos de transmissão de campeonatos de futebol.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma nova peça chave do processo, que julga o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, ressaltou o que Alejandro Burzaco já havia antecipado em seu depoimento.

Ex-braço direito do empresário, José Eladio Rodríguez contou que a offshore T&T foi criada na Holanda para receber pagamentos de grupos de mídia que seriam posteriormente desviados aos chefes do futebol. Entre os grupos citados, estava a Globo.

Ele acusou os ex-presidentes da CBF José Maria Marim e Ricardo Teixeira, além do atual, Marco Polo Del Nero, de terem sido beneficiados com os pagamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Apocalipse registra pior primeira semana de novela bíblica da Record

Procurado pelo jornal Folha de S.Paulo, o Grupo Globo voltou a negar envolvimento com propina.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O Grupo Globo comprou em boa fé os direitos da Copa Libertadores da empresa T&T Holanda, então detentora dos direitos. O Grupo Globo está muito surpreso com as alegações feitas no julgamento de que aquela empresa era usada para o pagamento de propinas a terceiros e reafirma que não tolera nem paga propinas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

GLOBO JÁ HAVIA SIDO CITADA NO ESQUEMA

Uma delação premiada no caso que investiga a Fifa na Justiça dos Estados Unidos está atingindo em feio a Globo. O empresário argentino Alejandro Burzaco, ex-diretor da empresa de eventos esportivos Torneos y Competencias, afirmou em depoimento à Justiça norte-americana que a emissora pagou propinas para conseguir direitos de transmissão de campeonatos de futebol.

As autoridades estadunidenses investigam o esquema que envolve a Fifa e outras federações, que recebeu o apelido de “Fifa Gate”. O dinheiro pago pela Globo teria sido destinado a altos executivos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e da Confederação Sul-Americana de Futebol, a Conmebol, responsável pela Copa Libertadores da América e a Copa América, segundo informações do Buzzfeed e El País.

Além disso, ele também citou a Televisa, canal mexicano responsável por diversas atrações que passam hoje no Brasil, como o Chaves e Carinha de Anjo. O empresário argentino citou a Fox Sports dos Estados Unidos, Televisa do México, Media Pro da Espanha, TV Globo do Brasil, Full Play da Argentina e Traffic do Brasil, como participantes ativas do esquema.

Autor(a):

Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.

Sair da versão mobile