MUDANÇAS RADICAIS
Novas regras para aposentar em 2024 e mudança em auxílio: 2 viradas do INSS anunciadas com urgência no JN
31/12/2023 às 8h30
INSS muda regras e fica mais rígido em 2024 conseguir aposentadoria
Se você pretende se aposentar em 2024, vai querer saber dessas mudanças nas regras para se aposentar. Como se sabe, em 2019 aconteceu a Reforma da Previdência e muita coisa mudou no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até 2023, ainda havia regras estabelecidas em 2019 sendo implementadas, como a idade mínima para se aposentar. E em 2024, mais regras vão ser alteradas e é necessário está por dentro de tudo. Saiba agora o que muda no INSS.
MAIS PRATICIDADE NO AUXÍLIO DOENÇA
Na edição do dia 1 de novembro, William Bonner comunicou que o Ministério da Previdência Social e o INSS informaram, por meio de uma portaria, as mudanças no auxílio-doença. “A partir de agora, o trabalhador afastado pode pedir para retornar ao trabalho antes do fim do prazo do atestado e agora sem passar por perícia médica”, informou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o próprio beneficiário deverá requisitar o fim do auxílio-doença na agência do INSS em que obteve o benefício ou pelo telefone 135. Além disso, outra mudança é a prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias, quantas vezes forem necessárias. Assim, se quiser parar de receber hoje e voltar a trabalhar, já pode.
QUAIS REGRAS FICARAM MAIS RÍGIDAS?
Conforme informações de Ana Paula Araújo, que estava frente da edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 11 de dezembro desse ano, a idade mínima para se aposentar pelo INSS mudou. Acontece que a regra geral de aposentadoria exige que mulheres se aposentem com idade mínima 62 anos e no mínimo 15 anos de contribuição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para homens, a idade mínima é de 65 anos e 20 anos de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma em 2019, o governo criou uma regra de transição.
Basicamente, a partir de 2024, a idade mínima para homens e mulheres se aposentarem sobe em 6 meses. Para as mulheres vai para 58 anos e seis e 30 anos de contribuição. Para homens, 63 anos e seis meses e 35 anos de contribuição.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
● Natal de bolso cheio: INSS confirma vitória mais aguardada aos aposentados nesta segunda-feira (23)
● Isenção garantida: Lista de aposentados do INSS se livram do IPTU em 4 passos em 2025
E COMO FICA A REGRA DOS PONTOS?
Agora, mulheres precisam somar 91 pontos e homens 101 para se aposentar em 2024. Isso é a soma da idade com o tempo de contribuição. Por exemplo, uma mulher de 62 anos, precisa ter no mínimo 29 anos de contribuição para se aposentar.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]