INSS muda regras e fica mais rígido em 2024 conseguir aposentadoria
Se você pretende se aposentar em 2024, vai querer saber dessas mudanças nas regras para se aposentar. Como se sabe, em 2019 aconteceu a Reforma da Previdência e muita coisa mudou no INSS.
Até 2023, ainda havia regras estabelecidas em 2019 sendo implementadas, como a idade mínima para se aposentar. E em 2024, mais regras vão ser alteradas e é necessário está por dentro de tudo. Saiba agora o que muda no INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS PRATICIDADE NO AUXÍLIO DOENÇA
Na edição do dia 1 de novembro, William Bonner comunicou que o Ministério da Previdência Social e o INSS informaram, por meio de uma portaria, as mudanças no auxílio-doença. “A partir de agora, o trabalhador afastado pode pedir para retornar ao trabalho antes do fim do prazo do atestado e agora sem passar por perícia médica”, informou.
Além disso, o próprio beneficiário deverá requisitar o fim do auxílio-doença na agência do INSS em que obteve o benefício ou pelo telefone 135. Além disso, outra mudança é a prorrogação automática do auxílio-doença a cada 30 dias, quantas vezes forem necessárias. Assim, se quiser parar de receber hoje e voltar a trabalhar, já pode.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS REGRAS FICARAM MAIS RÍGIDAS?
Conforme informações de Ana Paula Araújo, que estava frente da edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 11 de dezembro desse ano, a idade mínima para se aposentar pelo INSS mudou. Acontece que a regra geral de aposentadoria exige que mulheres se aposentem com idade mínima 62 anos e no mínimo 15 anos de contribuição.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Veredito do 13º salário e real sobre o 14º: 2 anúncios do INSS para 2025 chegam voando a aposentados
● Aposentadoria imediata hoje (23): 15 doenças garantem aposentadoria sem fila pelo INSS em apenas 9 passos
● INSS confirma saque de R$ 1412 hoje (23) e mais 3 presentões aos aposentados antes de 2025
Já para homens, a idade mínima é de 65 anos e 20 anos de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma em 2019, o governo criou uma regra de transição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Basicamente, a partir de 2024, a idade mínima para homens e mulheres se aposentarem sobe em 6 meses. Para as mulheres vai para 58 anos e seis e 30 anos de contribuição. Para homens, 63 anos e seis meses e 35 anos de contribuição.
E COMO FICA A REGRA DOS PONTOS?
Agora, mulheres precisam somar 91 pontos e homens 101 para se aposentar em 2024. Isso é a soma da idade com o tempo de contribuição. Por exemplo, uma mulher de 62 anos, precisa ter no mínimo 29 anos de contribuição para se aposentar.