A novela “A Favorita” foi ao ar na Globo entre 2 de junho de 2008 e 16 de janeiro de 2009, e contou com 197 capítulos. A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro e foi a primeira do autor no horário das nove. O elenco principal contou com os talentos de Claudia Raia, Patrícia Pillar, Mariana Ximenes, Ary Fontoura, Cauã Reymond, Murilo Benício, além dos veteranos Tarcísio Meira e Glória Menezes.
Donatela – Cláudia Raia
Donatela teve uma infância pobre e integrou a dupla Faísca e Espoleta. Largou a carreira para se casar com o herdeiro Marcelo Fontini (Flávio Tolezani), com quem teve um filho, que foi sequestrado e nunca mais apareceu. Criou Lara, filha de Flora, após a prisão da antiga parceira e se casou com o ex-marido dela, Dodi.
Flora – Patrícia Pillar
Passou 18 anos acusada pelo assassinato de Marcelo, suposto pai de sua filha, Lara, e marido de Donatela. Sai da cadeia disposta a provar sua inocência e reconquistar tudo o que lhe foi tirado, inclusive o amor de Lara. Assim como Donatela, também se envolve com Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia).
Lara – Mariana Ximenes
Criada por Donatela, é filha biológica de Flora. É rebelde e a única herdeira da fábrica da família. Ao longo da novela tem que descobrir quem é a verdadeira vilã da história. Se envolve com Halley (Cauã Reymond) ao longo da novela.
Cilene – Elizângela
Manicure e dona de uma agência de acompanhantes para homens. Para todos os casos, teve um caso com Silveirinha e dessa relação nasceu Halley. Tem poderes premonitórios e trabalha como cartomante.
Dodi – Murilo Benício
Marido de Donatela, foi amigo de infância de Marcelo. É ex-marido de Flora e desagrada todos os que moram no rancho da família, como Lara e Irene.
Silveirinha – Ary Fontoura
Empresário da dupla Faísca e Espoleta, se viu obrigado a trabalhar como mordomo na casa de Donatela, de quem virou confidente, após o fim da parceria musical. Se mostra um homem terrível ao longo da novela.
Pedro – Genézio de Barros
Cuidou de Donatela após a morte dos pais dela. Não acredita na inocência de Flora de forma nenhuma e se torna um dos grandes parceiros da protagonista.
Catarina – Lilia Cabral
Muito gente boa e honesta, é casada com Leonardo e precisa ignorar as grosserias do marido. Se torna vítima de violência ao longo da novela e faz de tudo para lidar com a situação dentro de casa. É mãe de Domenico (Eduardo Mello) e Mariana (Clarice Falcão).
Leonardo – Jackson Antunes
Machista extremo, é um marido agressivo e trata Catarina como uma empregada. Não perdoa nem os filhos e é frustrado por não conseguir prosperar em São Paulo. É operário na fábrica de Gonçalo e trata os outros funcionários muito mal.
Audiência da novela A Favorita
Apesar de ter marcado a pior audiência para o primeiro capítulo de uma novela, com 35 pontos, a trama registrou média de 40 pontos no ibope. Seu recorde de audiência aconteceu no dia 5 de agosto, com a revelação da verdadeira assassina, Flora, com 46 pontos.
A novela ganhou uma reprise em 2022 no “Vale a Pena Ver de Novo”. Teve média geral de 15,7 pontos, sendo números satisfatórios para o horário vespertino.
Confira as principais novelas da TV brasileira
Cenas marcantes da novela A Favorita
Donatela descobre traição de Silveirinha
Donatela acreditava que Silveirinha era seu grande amigo, mas não era bem essa a verdade. Zé Bob encontra o telefone de Flora no celular de Silveirinha e faz a companheira ficar escondida à espera do mordomo. Quando o vê chegando com a rival, descobre sobre a traição.
Donatela expulsa Silveirinha de seu apartamento
Arrasada com a traição, Donatela coloca Silveirinha para fora de seu apartamento. O mordomo reclama, mas depois mostra a verdade sobre o que pensa da patroa. A protagonista devolve na mesma moeda ao cuspira na cara do empregado, assim como ele fez após ser desmascarado.
Lara atira em Flora
Após ser presa pela morte de Dodi, Flora dá um jeito de escapar da cadeia e tenta matar Zé Bob no casamento do jornalista com Donatela. Antes de conseguir acabar com a vida do rapaz, Lara consegue atirar na mãe, que sobrevive.
Morte de Gonçalo
Flora começa a perceber que Gonçalo está desconfiado de suas boas intenções e decide matá-lo. Para isso, troca seus remédios do coração por pílulas de farinha. Certo dia, a vilã arma uma cena para que o empresário pense que Irene e Lara estão mortas dentro de um armário. Com o choque, o idoso morre na hora.
Homofobia contra Stela
Stela passa a ser vítima de homofobia após Léo descobrir que ela é lésbica. Com o segredo na boca do povo, a dona do restaurante começa a ser hostilizada e até perde clientes no estabelecimento. Ela chega a contar a Catarina que era casada com outra mulher, que morreu recentemente.
Morte de Dodi
Chantageando Flora por todos os planos da vilã, Dodi é morto pela ex-amante antes de ser desmascarada por todos.
Confira aqui os resumos das principais novelas que estão no ar na TV