Novela leva emissora à falência, trama é interrompida às pressas e atores processam o canal
03/01/2021 às 8h00
Brida foi a última pá de terra na extinta TV Manchete
A TV Manchete foi um dos maiores marcos na história do audiovisual brasileiro e suas produções, aliadas ao jornalismo apurado, fizeram com que o canal se tornasse um dos mais prósperos da época. Porém com o crescimento de seus concorrentes e os custos exorbitantes para a manutenção da frequência, a emissora entrou em uma forte crise financeira em meados de 1998 que a levaria à falência no ano seguinte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém naquele momento, utilizando seus esforços finais para manter o canal aberto, uma última tentativa desesperada foi lançada: Apostar em uma produção de teledramaturgia de alto-nível que alavancasse a audiência. Assim nasceu a novela Brida, criada por Angélica Lopes. Mal sabia a TV Manchete que o esforço seria em vão.
+Sonia Abrão, após esconder identidade do namorado secreto, posta foto de beijão e assume: “Só love”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Brida contava a história da personagem título que se descobria uma bruxa, tanto nesta vida quanto em outras encarnações. A protagonista era interpretada por Carolina Kasting, que se via dividida entre dois amores, seu namorado Lorens (Leonardo Vieira) e o mago Mariano (Augusto Xavier).
A história foi baseada no livro homônimo escrito por Paulo Coelho, que na época vendeu cerca de 10 milhões de cópias ao redor do mundo e deu esperanças para a TV Manchete de atrair a base sólida de fãs do autor para a emissora carioca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Homem assume amor por Roberto Carlos após anos de casamento e torna público paixão: “Louco por você”
Então lances altos foram feitos. Além do forte investimento em cenários, nomes de peso no elenco e gravações na Irlanda, foi feita uma arriscada aposta com os patrocinadores da produção: Caso a novela não atingisse a marca de 10 pontos de audiência, não seria necessário que eles fizessem o pagamento da publicidade.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bonner foge da raia, joga rojão nas mãos de substituta de Renata e público fica incrédulo com JN
● Lembra dela? Atriz mirim de A Vida da Gente, da Globo, está irreconhecível e longe dos holofotes aos 20 anos
● “Tivemos, sim, um ilariê”: Ivete Sangalo choca com rumores de relação lésbica com Xuxa
Foi o fim: Brida amargou em míseros 2 pontos, colocando a emissora contra a parede. A solução foi drástica: a novela foi retirada do ar às pressas, cortada pela metade, com um último capitulo, onde um narrador conta quais seriam os destinos dos personagens da trama.
A situação que não podia piorar, piorou: após a falência do canal poucos meses depois, os atores se viram desempregados e sem receber o cachê pelos capítulos gravados. Carolina Kasting move até hoje uma ação contra a emissora dos Bloch para reaver seu dinheiro perdido.
Com certeza Brida teve seu potencial desperdiçado e foi a grande responsável por enterrar de vez a TV Manchete.
Autor(a):
Fabricio Miranda
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.