Novela leva emissora à falência, trama é interrompida às pressas e atores processam o canal

03/01/2021 às 8h00

Por: Fabricio Miranda
Imagem PreCarregada
Carolina Kasting (Foto: Divulgação/Globo)
Carolina Kasting era a protagonista de Brida, novela da TV Manchete (Foto: Reprodução)

Carolina Kasting era a protagonista de Brida, novela da TV Manchete (Foto: Reprodução)

Brida foi a última pá de terra na extinta TV Manchete

A TV Manchete foi um dos maiores marcos na história do audiovisual brasileiro e suas produções, aliadas ao jornalismo apurado, fizeram com que o canal se tornasse um dos mais prósperos da época. Porém com o crescimento de seus concorrentes e os custos exorbitantes para a manutenção da frequência, a emissora entrou em uma forte crise financeira em meados de 1998 que a levaria à falência no ano seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém naquele momento, utilizando seus esforços finais para manter o canal aberto, uma última tentativa desesperada foi lançada: Apostar em uma produção de teledramaturgia de alto-nível que alavancasse a audiência. Assim nasceu a novela Brida, criada por Angélica Lopes. Mal sabia a TV Manchete que o esforço seria em vão.

+Sonia Abrão, após esconder identidade do namorado secreto, posta foto de beijão e assume: “Só love”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Brida contava a história da personagem título que se descobria uma bruxa, tanto nesta vida quanto em outras encarnações. A protagonista era interpretada por Carolina Kasting, que se via dividida entre dois amores, seu namorado Lorens (Leonardo Vieira) e o mago Mariano (Augusto Xavier).

A história foi baseada no livro homônimo escrito por Paulo Coelho, que na época vendeu cerca de 10 milhões de cópias ao redor do mundo e deu esperanças para a TV Manchete de atrair a base sólida de fãs do autor para a emissora carioca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+Homem assume amor por Roberto Carlos após anos de casamento e torna público paixão: “Louco por você”

Então lances altos foram feitos. Além do forte investimento em cenários, nomes de peso no elenco e gravações na Irlanda, foi feita uma arriscada aposta com os patrocinadores da produção: Caso a novela não atingisse a marca de 10 pontos de audiência, não seria necessário que eles fizessem o pagamento da publicidade.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi o fim: Brida amargou em míseros 2 pontos, colocando a emissora contra a parede. A solução foi drástica: a novela foi retirada do ar às pressas, cortada pela metade, com um último capitulo, onde um narrador conta quais seriam os destinos dos personagens da trama.

+Fátima Bernardes, após barraco ser exposto, posa com bonitão e esclarece toda a verdade: “Não se esqueça”

A situação que não podia piorar, piorou: após a falência do canal poucos meses depois, os atores se viram desempregados e sem receber o cachê pelos capítulos gravados. Carolina Kasting move até hoje uma ação contra a emissora dos Bloch para reaver seu dinheiro perdido.

Com certeza Brida teve seu potencial desperdiçado e foi a grande responsável por enterrar de vez a TV Manchete.

carolina kasting
coluna fez história
Destaque
fez história
ighome
novela
Paulo Coelho
Primeira página
TV Manchete

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.