As novelas sempre fizeram um enorme sucesso aqui no Brasil, mesmo antes da televisão, elas já existiam no rádio por volta de 1922 e conseguiram se popularizar cada vez mais. Alguns anos depois, com a chegada da televisão, as histórias que ficavam apenas na imaginação finalmente ganhou “vida”, e passou a ser vista por milhões de brasileiros. A primeira telenovela exibida no Brasil foi em 1951 na TV Tupi de São Paulo e se chamava “Sua Vida Me Pertence”, escrita e dirigida por Walter Forster, na época as tramas possuíam duração menor, esta por exemplo, durou 15 capítulos e era exibida duas vezes por semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aos poucos as tramas iam se popularizando cada vez mais, tanto que se tornaram as atrações mais vistas na televisão brasileira até hoje. A TV Globo, atualmente é uma das maiores produtoras de novelas do mundo, e em seu currículo possui tramas que tiveram sempre ao seu lado a boa audiência, capazes de parar o país para assistir histórias como “Irmãos Coragem”, “Selva de Pedra”, “Pecado Capital”, “Dancin´ Days”, ”Roque Santeiro”, “Vale Tudo”, “A Próxima Vítima”,“O Clone”, “Celebridade”,“Senhora do Destino” e muitas outras que fizeram um enorme sucesso.
A Record ainda é nova no gênero, nenhuma trama conseguiu a repercussão da emissora carioca, mas fizeram muito sucesso para o padrão da emissora, e por várias vezes chegaram a incomodar Globo. Novelas como “Prova de Amor”, “Vidas Opostas”, “Os Mutantes”, “Chamas da Vida”, “Vidas em Jogo”, por exemplo tiraram a atenção da emissora dos Marinhos para novos produtos. No SBT novelas mexicanas ou remakes também alcançaram bons números como a exibição inédita de “Maria do Bairro”, “A Usurpadora”, “Maria Mercedes” e novelas infantis como “Carrossel”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2012 Globo e Record viram seus números caírem drasticamente. “Avenida Brasil” que marcava com facilidade números acima dos 40 pontos e no capítulo final chegou a ultrapassar os 50 pontos, hoje não se repete com a atual novela das 9 sofre para alcançar 30, uma queda enorme de audiência, os números de “Em Família” são semelhantes aos que “Cheias de Charme” alcançava no horário das 7, que também está em queda. “Vidas em Jogo” que chegou a marcar 20 em seu último capítulo, hoje a Record sofre para alcançar 6. O SBT foi o único a crescer nesse período com suas novelas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vendo essas drásticas mudanças na audiência de um produto que sempre foi mania dos brasileiros, perguntamos aos nossos leitores qual o motivo da queda desses números. Altan Robson acha que a culpa e a falta de boas ideias: “Acho que falta ideias nas novelas, a Globo sempre teve esse cuidado, sabia prender e público do início ao fim. Já a Record não tem tantas qualidades como dizem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mirosmar Maia acredita que a culpa da queda de audiência é a internet que cada vez está mais fácil de usa-lá: “A grande expansão das redes sociais“.
Guilherme Pereira diz que a qualidade das novelas globais caíram nos últimos tempos: “A qualidade das novelas da Globo caíram muito. Já a Record tem feito novelas excelentes, o problema é que o público bota na cabeça que só a Globo sabe fazer novelas, por isso não assistem as da Record, mas se assistissem iriam gostar”. Afirma.
Silas Franco discorda em partes da opinião anterior: “As novelas da Globo são as melhores, só que agora está um porcaria, nem assisto mais, a da Record eu assisti um dia e não gostei, o SBT parece que aprendeu a fazer novela”.
E para você, qual o motivo da rejeição de um produto que sempre foi muito amado pelos brasileiros?
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco, e são de total responsabilidade de seu idealizador!