Apesar do Brasil ser referência na produção de novelas, o México também não fica atrás no desenvolvimento de tramas emocionantes e envolventes. As novelas mexicanas chegaram às terras tupiniquins para ficar e hoje vários títulos estão imortalizados no imaginário dos telespectadores brasileiros – e de todo o restante do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Brasil produziu o primeiro folhetim televisionado em 1951, na TV Tupi. O México também começou a produzir suas tramas na década de 1950 e nunca mais parou, tanto é que hoje já estendeu seu alcance e o nível de suas produções para o streaming.
As novelas mexicanas chegaram ao Brasils em 1982, através do SBT, que decidiu apostar nesse gênero já conhecido pelos brasileiros. A princípio, e por muitos anos, acreditou-se que as tramas estrangeiras eram de “segundo nível”, mas desde que “Os Ricos Também Choram” foi ao ar pela primeira na emissora de Silvio Santos, várias outras tramas ganharam exibição no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O histórico de novelas mexicanas no Brasil
As novelas mexicanas chegaram no Brasil definitivamente por uma vontade de Silvio Santos. O Homem do Baú apostou no gênero – que diga-se de passagem era bem diferente das produções brasileiras -, mas acreditou que haveria adesão. O empresário fechou um contrato com a Televisa para exibir essas novelas no SBT, investindo em dublagens que se eternizaram e são destaque até hoje entre os telespectadores.
A imprensa brasileira fez diversas críticas sobre a estreia das novelas mexicanas no horário nobre, alegando com as produções eram toscas e de baixo orçamento. O público, entretanto, teve uma reação contrária ao que os especialistas e jornalistas diziam na época. Diziam isso até de “Chaves”, que veio junto do pacote da Televisa e se tornou o maior curinga do SBT por décadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o passar dos anos, se tornaram as mais famosas “Marimar” (1994), “Maria do Bairro” (1995), “A Usurpadora” (1998), “Rebelde” (2004) e até mesmo “A Dona” (2010). O SBT dedica no mínimo três horários para exibir novelas mexicanas atualmente em sua grade, além de produzir remakes de tramas mexicanas.
Relembre novelas mexicanas que marcaram época
Os anos 1990 e 2000 deram à luz algumas das novelas mais importantes do México e que alcançaram sucesso de audiência e de repercussão no SBT. A maioria é conhecida por grande parte do público brasileiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De protagonista confessando crime doentio a Beatriz enfrentando Juliano: Garota do Momento vive 2 viradas
● Viola é apunhalada nas costas por Mavi, encontro com Rudá e redenção de Luma: Mania de Você sofre com 3 viradas
● Osmar chifrado, segredo exposto e reviravolta de Madalena: Volta por Cima crava 3 viradas e incendia na Globo
Maria do Bairro
“Maria do Bairro” conta a história de uma jovem que se sustenta trabalhando em um lixão. Após a morte da madrinha, ela ganha a chance de morar na casa de ricaços, mas acaba se apaixonando pelo filho dos donos, vivido por Fernando Calunga. É a partir daí que ela precisa lutar para enfrentar os preconceitos a fim de viver seu grande amor.
A produção imortalizou o sucesso da atriz e cantora Thalia, que já havia feito “Maria Mercedes” (1992) antes. A novela chamou muita atenção por ter sido gravada em um lixão de verdade, com os atores sendo obrigados a lidar com o mau cheiro e com a sujeira na própria pele para encarnar os personagens.
A Usurpadora
“A Usurpadora” é provavelmente a novela mexicana mais conhecida da geração mais recente. A trama, estrelada por Gaby Spanic, mostra a história de uma megera ricaça que descobre ter uma irmã gêmea, e a coloca para viver em seu lugar por um determinado tempo. Fernando Calunga também é o par romântico da personagem principal nessa novela.
A produção é um dos grandes sucessos do SBT e chama atenção por ter sido reprisada nada menos que seis vezes. Também já foi exibida pelo canal Viva e está no catálogo do Globoplay, da Grupo Globo.
Cúmplices de um Resgate
“Cúmplices de Um Resgate” é uma novela mexicana infantil que fez um sucesso estrondoso no Brasil. Também conta a história de gêmeas que se conhecem pela primeira vez após 11 anos.
A novela ficou conhecida por trocar as protagonistas no meio da história, tirando a estrela Belinda e colocando Daniela Luján nos papéis principais, já que a primeira atriz tinha compromissos profissionais agendados que não cabiam mais nos capítulos extras da trama.
Rebelde
A novela “Rebelde” é provavelmente uma das novelas de maior sucesso que já foram ao ar no Brasil. Até hoje o folhetim, que revelou estrelas como Anahí, Dulce Maria e Maite Perroni, gera comoção entre adultos, que acompanharam a trama provavelmente na infância.
A história se passa dentro de uma escola e revela os dramas e conflitos entre adolescentes, que começam a se descobrir sexualmente.
O que tornou a novela mais conhecida, entretanto, são as músicas. Todos os atores principais cantavam e fizeram shows por inúmeros países na época do sucesso da novela, incluindo o Brasil.
Rubi
Com uma vilã no papel principal, “Rubi” marcou o SBT como uma das novelas de maior destaque dos anos 2000. A beleza de Barbara Mori no papel da sedutora e ambiciosa protagonista chamou muita atenção do público na época.
Qual foi a novela mexicana com maior audiência no Brasil?
“Os Ricos Também Choram” deu a maior audiência da história do SBT em novelas, batendo todos os recordes logo no primeiro ano de funcionamento da emissora. Somente “A Usurpadora”, no fim dos anos 1990, chegou a números parecidos, mas sem conseguir superar a audiência.
Acompanhe aqui as principais audiências televisivas do Brasil.
Novelas mexicanas atuais para assistir
Antes curingas da TV aberta, as novelas mexicanas também podem ser assistidas através dos serviços de streaming, na hora e quando o telespectador quiser.
Amar a Morte
“Amar a Morte”, novela de 2018, estreou no Globoplay e conta com estrelas nos papéis principais, como Angelique Boyer e Michel Brown. A trama fala sobre o casamento da interesseira Lucía, que se casa com o milionário León. O problema é que o noivo é assassinado no dia do casamento.
Ao mesmo tempo, o assassino Macario Valdés é executado na cadeira elétrica e por fim o professor de antropologia Beltrán sofre um acidente de carro com sua esposa e também morre. Léon reencarna no corpo de Macario e Macario reencarna no corpo do Beltrán. Léon decide se infiltra na família Carvajal como motorista a fim de descobrir quem é o assassino.
O Que a Vida Me Roubou
“O Que a Vida Me Roubou” está no catálogo do Prime Video e da Apple TV. Também com Angelique Boyer no papel principal, a novela conta a história de como Montserrat e sua mãe conseguem lidar com uma sequência de assassinatos provocados por gangsters.
Cuna de Lobos
“Cuna de Lobos” é uma série mexicana 2019, que é uma versão de um folhetim da Televisa, de 1986. Está disponível no catálogo da Prime Video. A novela conta a história de Catalina, que provoca a morte do próprio marido e faz de tudo para assegurar sua fortuna.
Marimar
“Marimar” faz parte dos grandes clássicos que arrebataram o público brasileiro nos anos 1990, mas que continua extremamente relevante até os dias de hoje. O folhetim está disponível no Globoplay.
Com Thalia, a novela conta a história de uma humilde moradora de uma pequena vila de pescadores que cuida dos avôs idosos. A jovem enfrenta uma mudança brutal após se apaixonar por Sergio, que é filho de um rico fazendeiro.
Triunfo do Amor
A novela “Triunfo do Amor” (2010) está disponível no Prime Video. A trama acompanha a história de Maria Desamparada, vivida por Maite Perroni, que viveu em um orfanato. Quando cresce, começa a trabalhar na empresa da mãe que a abandonou, e uma série de acontecimentos passados acabam vindo à tona.
Para saber de tudo sobre novelas, basta acompanhar diariamente os resumos do TV Foco.