A concorrência folhetinesca chegou a assustar a faixa nobre da Globo em tempos recentes, porém, atualmente o enredo tem pregado reviravoltas. A saída das emissoras abertas do sinal das operadoras de TV paga aliada ao crescimento da própria Globo em sua faixa noturna têm sido pontos decisivos para a fase difícil enfrentada pelas novelas infantis do SBT e a tramas noturnas da Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Edição anterior da ‘Ligado na TV’: 10 fatos sobre o último domingo (07) na TV brasileira
Um levantamento feito por esta coluna mostra que nos dias 08, 09 e 10 desta semana as novelas noturnas concorrentes da Globo têm marcado médias abaixo das metas (em torno de 12 a 15 pontos) esperadas pelas respectivas emissoras. Isto comprova a tendência negativa das últimas semanas.
A reprise de “A Escrava Isaura” (Record/19h40) ficou com uma média aritmética nos dias supracitados de 9.5 pontos na Grande SP (mais importante para o mercado publicitário). Tal número é bom em se tratando de uma reprise em horário disputado, mas inferior aos índices já registrados pela novela da escrava em dias anteriores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda na Record, a trama bíblica e inédita “O Rico e Lázaro” tem situação ainda mais complicada nos números de audiência. A novela exibida no horário das 20h45 registrou nos dias mencionados uma média de 9.2 pontos na Grande SP, três décimos a menos que a reprise da “Escrava”.
Na emissora de Silvio Santos, “Carinha de Anjo” (20h40) acumulou nos dias 08, 09 e 10 desta semana (últimos três dias) uma média de 9.4 pontos de média na audiência da Grande SP. Por sua vez, “Chiquititas” (21h15) ficou com 9.5 nos mesmos dias. Apenas 1 décimo diverge as duas tramas infantis nos índices, algo insignificante. Entretanto, ressalta-se que ambas têm preocupado os mais otimistas do SBT, haja vista que em tempos recentes os folhetins chegavam a valores bem melhores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
Nos horários de confronto das novelas do SBT e da Record mencionadas, a Globo exibe o trio “Rock Story”, “Jornal Nacional” e “A Força do Querer”. A primeira tem cravado bons números pela qualidade da história, o segundo tem fervido com os acontecimentos da política nacional e a terceira tem surpreendido em qualidade, resultando em ótimos índices registrados na audiência.
Procuradas por esta coluna para comentarem os números de suas novelas noturnas, o SBT e a Record não se manifestaram até o fechamento do texto.
Críticas e/ou sugestões? Contato: danyllo@otvfoco.com.br | @Ligado_na_TV
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco