CONFIRA!

Novo benefício e jornada reduzida: CLTs estão em festa com 2 viradas, sendo uma delas até maio de 2025

Novo benefício e jornada reduzida: CLTs em festa com 2 viradas (Foto: Reprodução/ Internet)

Novo benefício e jornada reduzida: CLTs em festa com 2 viradas (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os CLTs estão em festa com 2 viradas cravadas sendo uma delas até maio de 2025 envolvendo novo benefício e jornada reduzida

O mercado de trabalho brasileiro está bastante agitado com grande novidades que prometem impactar positiva e significativamente a vida dos trabalhadores de carteira assinada (CLTs).

Duas grande viradas foram anunciadas, com uma delas chegando até maio de 2025, assim, trazendo novas vantagens. Além disso, a outra se trata da possibilidade na redução da jornada de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resumo

Viradas cravadas aos CLTs

Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Sistema Eso’, em agosto deste ano, o MTE publicou a Portaria MTE N° 1.419, onde crava alterações na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1).

Dessa forma, a NR-1 passará por mudanças substanciais a partir de 24 de maio de 2025. Assim, definindo que as empresas criem um plano de gerenciamento de risco da saúde mental dos CLTs.

O Ministério reforçou a importância dos empregadores reconhecerem todos os tipos de riscos no ambiente de trabalho. Abrangendo riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, de acidentes e psicossociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CLT (Foto Reprodução/Internet)

Com a atualização das normas, as empresas passam a ter uma responsabilidade ampliada sobre a saúde mental dos CLTs, sendo obrigadas a implementar um planejamento eficaz para o controle dos riscos nessa área.

Na prática, as empresas precisarão apresentar dois documentos essenciais: a AET (Análise Ergonômica do Trabalho) e o GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este movimento surge em resposta ao aumento alarmante dos casos de trabalhadores afastados devido a transtornos mentais e comportamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, segundo dados do Ministério da Previdência Social, atingiram números recordes em 2023, sendo o maior índice de afastamentos desde 2014.

Jornada de trabalho reduzida

Além da chegada dessas alterações na NR-1, que visam a manutenção e cuidado com a saúde mental dos CLTs, recentemente, uma nova aprovação no Senado tem o objetivo de reduzir a jornada de trabalho.

Atualmente, a lei autoriza o modelo de escala 6×1, no qual o empregado trabalha por seis dias consecutivos e tem direito a apenas um dia de descanso na semana.

Porém, esse formato está em um intenso debate, levantando questionamentos sobre seu impacto na saúde dos trabalhadores. Podendo modificar a CLT, sendo obrigatório somente 4 dias de trabalho.

De acordo com o portal ‘BBC’, a deputada Erika Hilton (PSOL) apresentou um projeto de lei que propõe mudanças importantes na escala de trabalho dos brasileiros.

Deputada Erika Hilton ressaltou importância de se ter mais de uma folga durante a semana e pediu por revisão na CLT do Brasil (Foto: Zeca Ribeiro)

A proposta da deputada foi aprovada no Senado e logo deverá ser votada na Câmara. Caso aprovada, os CLTs terão a jornada de trabalho reduzida, reforçando também os cuidados com a saúde mental.

A flexibilidade tem o potencial de trazer diversos benefícios, veja alguns exemplos:

Considerações finais

As empresas agora serão responsáveis por adotar planos eficazes de gerenciamento de riscos psicossociais. Assim, garantindo que os CLTs sejam protegidos não apenas dos riscos físicos e ambientais, mas também daqueles relacionados ao bem-estar psicológico.

Além disso, a proposta de redução da jornada de trabalho, que está em debate, promete transformar a dinâmica laboral. Dessa forma, oferecendo aos trabalhadores mais tempo para se dedicarem à saúde, à família e a atividades pessoais, melhorando a qualidade de vida.

Entenda possíveis mudanças na CLT (Foto: Agência Brasil)

O que é uma Norma Regulamentadora?

Uma Norma Regulamentadora (NR) é um conjunto de regras e diretrizes estabelecidas pelo MTE do Brasil. Assim, visando garantir a segurança, saúde e integridade dos trabalhadores no ambiente de trabalho.

Essas normas são elaboradas com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e são obrigatórias para todos os empregadores e empregados, independentemente do setor ou porte da empresa.

As NRs abrangem diversos aspectos do ambiente laboral, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medidas de segurança, ergonomia, controle de riscos ambientais (físicos, químicos, biológicos, entre outros), organização do ambiente de trabalho, condições de saúde mental e física, e prevenção de acidentes.

Existem atualmente 37 NRs, cada uma tratando de um tema específico, como a NR-1 (Disposições Gerais), NR-6 (Equipamentos de Proteção Individual), NR-9 (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais), entre outras.

A conformidade com essas normas é fiscalizada por auditores do trabalho e é essencial para a redução de acidentes e doenças ocupacionais.

CLIQUE AQUI e veja mais informações sobre os benefícios dos trabalhadores.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Sair da versão mobile