A Anatel surpreendeu ao agir às pressas para garantir um novo bloqueio e soltou a ordem que atingiu diretamente a Vivo, Tim e Claro
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a entidade responsável por regular o setor brasileiro de telecomunicações, fiscalizando, editando normas e intermediando conflitos entre operadoras e consumidores. Dessa vez, falaremos sobre um assunto polêmico que obriga Claro, Tim e Vivo a praticarem um novo bloqueio em todo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na manhã desta quarta-feira, 18 de setembro, vários internautas no Brasil começaram a celebrar o retorno da rede social X, o antigo Twitter. Supostamente, ele tinha voltado a funcionar no país sem precisar de uma VPN. Muitas pessoas conseguiram acessar a plataforma em território nacional por meio do aplicativo para dispositivos móveis.
Entretanto, nem todos os usuários conseguiram o acesso à rede social, que por sinal, apresentou grande instabilidade. Algumas pessoas conseguiram acessar pelo Wi-Fi, enquanto outros tiveram sucesso via dados móveis, normalmente de operadoras diferentes. No site para navegadores, o X parece seguir totalmente indisponível para a grande maioria dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a rede social foi suspensa no Brasil em 31 de agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após medida do ministro Alexandre de Moraes. O dono da plataforma, Elon Musk, se recusou a colaborar com decisões judiciais que envolviam a investigação de vazamentos de dados pessoais e o bloqueio de perfis envolvidos em ações criminosas.
Diante desse burburinho em torno do possível retorno da rede social, a Anatel informou que “não houve alteração da decisão” que mantém o X suspenso no Brasil. A agência informou ainda que está “verificando os casos informados”. Aliás, eles se mobilizaram rápido e autorizaram novamente o bloqueio da rede social em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Olhar Digital, a Anatel enviou notificações para 20 mil operadoras e provedores de internet ordenando novamente o bloqueio da rede social X (antigo Twitter), após a plataforma ter retomado suas operações no Brasil. O recado serviu também para Claro, Tim e Vivo. A agência contou com o apoio da empresa americana Cloudflare.
Acontece que ela foi utilizada pelo X para driblar a ordem judicial do ministro Alexandre de Moraes, que havia determinado o bloqueio do aplicativo. Com o suporte da Cloudflare, a Anatel conseguiu isolar o tráfego do X sem impactar outros serviços que utilizam a mesma rede, como o próprio STF e bancos privados, evitando assim uma interrupção mais ampla de serviços.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a fortuna de Elon Musk?
A fortuna de Elon Musk gira em torno de US$ 244,8 bilhões, em 20 de agosto de 2024. Em reais, seu patrimônio é de R$ 1,01 trilhão. A fortuna de Elon Musk é o resultado do rendimento de diversos ativos financeiros, o que o torna um dos homens mais ricos do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE