COMO É QUE É?!
Extinção de pedágio em SP: Novo decreto anunciado baixa facão em cancelas e deixa motoristas em alerta
21/03/2025 às 9h30

Fim das cancelas: Decreto exige revolução no sistema de pedágio em SP e causa reações e debates adversos
E nesta última quinta-feira, um novo decreto do governo de São Paulo se opôs à implementação dos pedágios eletrônicos Free Flow em diversas rodovias do estado até 2025, baixando assim um “facão” nas cancelas, mesmo que sejam virtuais, em São Paulo-SP.
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É certo que a medida busca modernizar a arrecadação e eliminar as tradicionais praças de pedágio.
No entanto, a opinião está bem dividida entre autoridades e motoristas.
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Assim, o deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) acionou o governador Tarcísio de Freitas e solicitou a suspensão imediata da instalação de pórticos de cobrança na rodovia Luiz de Queiroz (SP-304).

Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo portal Gazeta SP, a equipe especializada em serviços e tributos do TV Foco traz abaixo os desdobramentos dessas decisões e os impactos na vida dos motoristas.
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Oposição ao pedágio na SP-304.
A rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), que atravessa os municípios de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, está entre os trechos incluídos na concessão da Rota Mogiana, atualmente em fase de consulta pública.
Mas, a possível instalação de pedágios sem cancelamentos na via preocupa prefeitos, lideranças e motoristas.
Em resposta, o deputado Dirceu Dalben argumenta que a medida traz impactos negativos à mobilidade e à economia da região.

Impactos apontados pela oposição:
No documento enviado ao governo estadual, Dalben destaca três questões principais:
- Aumento de custos para motoristas – A instalação dos pedágios onera os condutores que utilizam a via com frequência, elevando o custo do deslocamento diário.
- Sobrecarregamento do trânsito urbano – Com a cobrança, os motoristas podem buscar rotas alternativas dentro das cidades, aumentando o tráfego nas vias municipais.
- Impacto na mobilidade regional – A SP-304 é essencial para a ligação entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba, e as mudanças podem afetar a logística local.
“O trânsito nas ruas e avenidas das cidades será severamente impactado” – Alerta o deputado.

Quais são os próximos passos para a concessão da Rota Mogiana?
O projeto de concessão da Rota Mogiana prevê melhorias em 385 quilômetros de rodovias do interior paulista, com um investimento total estimado de R$ 6 bilhões.
Segundo o governo, as intervenções serão fundamentais para a mobilidade dos municípios atendidos.
Para que a proposta seja concretizada, a concessão ainda precisa passar pela fase de consulta pública, em que sugestões e críticas serão avaliadas.
Após essa etapa, o governo estadual deverá formalizar os contratos de concessão e definir os locais exatos de instalação dos pedágios.
A participação de lideranças políticas e da população no debate será essencial para equilibrar os benefícios das melhorias viárias com os impactos econômicos sobre os usuários.
A concessão incluirá trechos das rodovias SP-135, SP-215, SP-304, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350, e SPI-225/342, beneficiando os municípios:
- Águaí
- Americana
- Cajuru
- Casa Branca
- Cravinhos
- Espírito Santo do Pinhal
- Estiva Gerbi
- Itobi
- Mococa
- Mogi Guaçu
- Piracicaba
- Ribeirão Preto
- Santa Bárbara d’Oeste
- Santa Cruz da Esperança
- Santo Antônio do Jardim
- São João da Boa Vista
- São José do Rio Pardo
- Serrana
- Vargem Grande do Sul
Conclusões:
Em suma, o decreto estadual prevê a instalação de pedágios eletrônicos Free Flow em rodovias paulistas até 2025. No entanto, o fato gerou oposição política.
O deputado Dirceu Dalben pediu ao governador Tarcísio de Freitas a suspensão dos pórticos na SP-304, alegando impacto financeiro e aumento do trânsito urbano.
Por fim, o projeto, parte da concessão da Rota Mogiana, ainda passa por consulta pública antes da decisão final.
Mas, para mais informações sobre esse e demais decretos, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.