Oficial

“A partir do dia 1”: Novo decreto da ANATEL chega com proibição e atinge em cheio a Vivo, Claro e TIM

30/04/2024 às 0h49

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Anatel, Vivo, Claro e Tim (Reprodução - Internet)

Agência Nacional de Telefonia tenta proibição que atinge Vivo, Claro e Tim

A Anatel é a responsável por criar as leis e verificar se está tudo sendo bem executado dentro do sistema de telefonia no Brasil, incluindo Claro, Tim e Vivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Muitas pessoas diariamente reclamam das famosas ligações SPAM, que são aquelas normalmente de telemarketing, de golpes ou outras ligações que são distribuídas em massa no Brasil.

Segundo o Olhar Digital,  Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou uma nova medida para conter o avanço das chamadas abusivas, aquelas disparadas repetitivamente para marketing ou oferta de produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Serão consideradas chamadas curtas todas completadas com até 6 segundos de duração.
  • Até então, eram consideradas chamadas curtas aquelas com até 3 segundos.
  • A regra começa a valer a partir do dia 1⁠º de junho.
  • O novo limite chega para otimizar o “Não Me Perturbe”, programa criado em 2019 pela Anatel para conter a prática no Brasil.

Segundo a agência reguladora, o portal “Qual Empresa Me Ligou” segue funcionando. Como o nome indica, o serviço permite identificar se o número insistente tem ligação com algum CNPJ. Desde junho de 2022, já foram aplicadas mais de R$ 28 milhões em multas contra chamadas abusivas.

Segundo um estudo da Truecaller divulgado em meados de 2023, o Brasil é o campeão de chamadas do tipo. Conforme relatório da Anatel, o “Brasil se manteve na liderança de país com maior número de spams no mundo (por 4 anos seguidos), com 32,9 ligações de spam por usuário, por mês”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A agência acrescenta que “existe uma significativa distância” entre a média de chamadas de spam recebidas no Brasil (32,9 chamadas por usuário, por mês) contra o Peru (18,02 chamadas por usuário por mês), por exemplo, na segunda posição.

Outra proposta da Agência Nacional de Telecomunicações é a criação de um número único, de código 304, para a identificação dessas ligações.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMO FAZER UMA RECLAMAÇÃO NA ANATEL?

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.

anatel

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.