Agência Nacional de Telefonia tenta proibição que atinge Vivo, Claro e Tim
A Anatel é a responsável por criar as leis e verificar se está tudo sendo bem executado dentro do sistema de telefonia no Brasil, incluindo Claro, Tim e Vivo.
Muitas pessoas diariamente reclamam das famosas ligações SPAM, que são aquelas normalmente de telemarketing, de golpes ou outras ligações que são distribuídas em massa no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Olhar Digital, Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou uma nova medida para conter o avanço das chamadas abusivas, aquelas disparadas repetitivamente para marketing ou oferta de produtos.
- Serão consideradas chamadas curtas todas completadas com até 6 segundos de duração.
- Até então, eram consideradas chamadas curtas aquelas com até 3 segundos.
- A regra começa a valer a partir do dia 1º de junho.
- O novo limite chega para otimizar o “Não Me Perturbe”, programa criado em 2019 pela Anatel para conter a prática no Brasil.
Segundo a agência reguladora, o portal “Qual Empresa Me Ligou” segue funcionando. Como o nome indica, o serviço permite identificar se o número insistente tem ligação com algum CNPJ. Desde junho de 2022, já foram aplicadas mais de R$ 28 milhões em multas contra chamadas abusivas.
Segundo um estudo da Truecaller divulgado em meados de 2023, o Brasil é o campeão de chamadas do tipo. Conforme relatório da Anatel, o “Brasil se manteve na liderança de país com maior número de spams no mundo (por 4 anos seguidos), com 32,9 ligações de spam por usuário, por mês”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A agência acrescenta que “existe uma significativa distância” entre a média de chamadas de spam recebidas no Brasil (32,9 chamadas por usuário, por mês) contra o Peru (18,02 chamadas por usuário por mês), por exemplo, na segunda posição.
Outra proposta da Agência Nacional de Telecomunicações é a criação de um número único, de código 304, para a identificação dessas ligações.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Tarcísio ciente: Feriado PROLONGADO em SP na terça (26) chega para salvar milhares de CLTs paulistas
● Brasileiros comemoram renda extra com CPF na nota fiscal e PIX de 100, 500 e até 1000 neste fim de ano
● Martelo batido traz boa notícia para trabalhador que recebe 1 salário mínimo por mês ainda em 2024
COMO FAZER UMA RECLAMAÇÃO NA ANATEL?
A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar, na Anatel, reclamações contra operadoras, pedidos de informação à Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de serviços de telecomunicações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE