O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes crava novo decreto sobre o fim do uso do RioCard. A novidade deixa os cariocas em alerta neste início de ano
Eduardo Paes, prefeito reeleito no Rio de Janeiro, crava novo decreto sobre o fim do RioCard no transporte público municipal e notícia deixa cariocas apreensivos.
Conforme apurado pelo TV FOCO, em menos de um mês, o Jaé se tornará o único cartão aceito nos transportes municipais do Rio. Mas, ainda não há solução para a integração com os modais estaduais.
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De acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘O Globo’, a prefeitura anunciou que, a partir de 1º de fevereiro, ônibus municipais, BRTs, vans e o VLT só aceitarão o Jaé, dando adeus ao RioCard.
Porém, o cartão não funciona nos transportes intermunicipais, metrô, trens e barcas, que continuam com o Riocard. Assim, agora, os cariocas precisarão dos dois cartões caso use os dois tipos de modais.
Adeus RioCard, olá Jaé, e impasses da troca
O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, afirmou ao portal ‘O Globo’ que a integração não será possível até a data prevista e que o prazo será adiado.
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“Terá que adiar esse prazo. Nessa data será impossível começar essa operação. Estamos licitando a bilhetagem do estado, que será 100% integrada”, decreta o secretário.
A mudança no sistema de bilhetagem visa aumentar a transparência e o controle sobre passageiros e arrecadação. No entanto, a negociação com o governo estadual ainda não avançou.
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Sem integração, os passageiros que utilizam tanto transporte municipal quanto estadual (que até agora só aceita o Riocard) terão que usar 2 cartões e pagar tarifas cheias, ao invés de conseguir um desconto.
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Atualmente, cerca de 283 mil pessoas se beneficiam do desconto do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que permite o uso de ambos os sistemas com um único cartão.
Além disso, usuários como a moradora Alessandra da Silva, de Ramos, enfrentam dificuldades com o Jaé, que apresenta falhas nos validadores.
Empresários também estão preocupados, pois a transição para o Jaé pode complicar o pagamento do vale-transporte, especialmente para trabalhadores que dependem de transporte intermunicipal.
Mais impasses
O Metrô Rio também está em impasse com a prefeitura sobre a instalação dos validadores do Jaé nas suas estações.
Se o pedido não for atendido, a integração entre o metrô e as linhas de ônibus municipais poderá ser interrompida, o que elevaria o custo da viagem.
O Metrô Rio afirma que as tarifas de integração são custeadas pela própria concessionária e que a interrupção prejudicaria os passageiros.
Por fim, a compra do cartão também tem gerado dificuldades, como no caso de Isabel Moulin, que tentou adquirir o Jaé pela internet e, após falhas no pagamento, não conseguiu retirá-lo em uma loja física.
A prefeitura de Eduardo Paes informou que o assunto está em “tratativas finais”, enquanto o governo estadual continua negociando com a cidade para garantir uma integração eficiente entre os sistemas.
Considerações finais
A partir de 1º de fevereiro, o Jaé se tornará o único cartão para ônibus, BRTs, vans e VLTs. Mas, não nos transportes intermunicipais, como metrô, trens e barcas, obrigando os usuários a usarem dois cartões.
A integração entre os sistemas municipal e estadual ainda não foi resolvida, o que pode resultar em tarifas extras para os passageiros.
Além disso, há problemas com falhas nos validadores do Jaé e dificuldades na compra do cartão. A negociação entre a prefeitura e o governo estadual continua para tentar garantir uma solução.
Qual o valor da passagem de ônibus no Rio de Janeiro?
De acordo com as informações do portal ‘G1’, a passagem subiu de R$ 4,30 para R$ 4,70 e vale para os ônibus municipais, BRT, VLT e os “cabritinhos” (veículos do transporte complementar).
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