Mudança está prevista para ser oficializada no próximo ano, atingindo também outras das ligações do sistema metroviário paulista
Em abril, Tarcísio Freitas, o atual governador de São Paulo, anunciou algumas novidades sobre o Metrô, já previstas para 2025. Se tudo correr dentro do que está sendo planejado, a principal atingida será a Linha 1-Azul.
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O último Censo revelou que a capital da cidade se aproxima dos 12 milhões de habitantes. Dentro desse número, pelo menos 4,7 milhões utilizam o transporte público diariamente, fazendo baldeações de ônibus, trens e metrôs.
Segundo a Exame, durante um evento sobre a futura Estação ABC, da Linha 10-Turquesa, Tarcísio Freitas confirmou sobre a possível privatização da Linha 1-Azul, que é a mais antiga do Metrô. “A ideia é que, no ano que vem, a gente possa levar à leilão”, disse.
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O plano, até então, é conceder o trecho que corta a capital da Região Norte à Sul, entre as estações Tucuruvi e Jabaquara, por conta do projeto de uma nova linha do Metrô que deverá ser construída pela empresa vencedora. Hoje, a Linha 4-Amarela, que tem ligação indireta pela Luz, já é privatizada, sendo administrada pela ViaQuatro.
Ainda de acordo com a publicação, além da Azul, estão sendo estudadas as negociações da Verde e da Vermelha, que também deverão ser integradas às outras novadas que estão por vir. “A gente está tratando muito a questão das concessões das linhas CPTM e Metrô”, revelou.
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Entre os planos, aparecem a Linha 16-Violeta, do Jardins até a Cidade Tiradentes, junto com a 19-Celeste, do Centro de São Paulo até Guarulhos. “A gente está estudando a possibilidade de fazer a concessão da Linha 3 com a Linha 16 para atender a Zona Leste de São Paulo. A Linha 2, que também é uma prioridade, viria junto com a Linha 19”, explicou.
Mas, em contrapartida, nas diversas trocas de governo, já existiram outros grandes projetos que poderiam tornar o Metrô ainda maior. Recentemente, um vídeo no TikTok viralizou entre os internautas, apontando alguns dos serviços que estavam em andamento, mas foram abandonados e descartados pelo poder público e as empresas envolvidas.
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Qual o valor da passagem de ônibus de SP?
Desde o ano passado, a Prefeitura de São Paulo, hoje sob o comando de Ricardo Nunes, deixou o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, fixado na unidade de R$ 4,40 sobre os serviços. Já nos metrôs e trens, a passagem subiu para R$ 5.
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